Secretaria municipal de Ação Comunitária conta com vários serviços e unidades de apoio para a população de ruaDivulgação/Secom PMVR
A secretária de Ação Comunitária, Carla Duarte, que convocou o encontro, explicou que o objetivo é antecipar as ações, na tentativa de evitar que a população em situação de rua cresça com a chegada do fim do ano.
“Esse movimento é registrado todos os anos: Volta Redonda tem a maior economia da região, logo acaba atraindo pessoas de outros municípios”, disse Carla.
O ex-secretário da Smac, Munir Francisco, deputado estadual eleito, lembrou que quando reassumiu a pasta, no início de 2021, foram identificadas em torno de 130 pessoas em situação de rua no município.
“Com uma equipe dedicada e uma rede completa de acolhimento, conseguimos reduzir este número para cerca de 70 indivíduos. Agora é trabalhar a abordagem para ampliar o atendimento no Centro Pop e Abrigo Seu Nadim”, falou Munir.
“Sabemos que hoje a maior parte desse público acessa o Centro Pop, e vimos aumentar a frequência no quarto de passagem - o pernoite - no abrigo. Entretanto, o intuito é focar nestas pessoas, para que passem a viver no abrigo ou sejam inseridas nos programas de formação para conquista de emprego e renda”, completou o deputado eleito.
O Albergue Municipal Seu Nadim, no bairro Nossa Senhora das Graças, conta atualmente com seis abrigados. É um espaço de acolhimento provisório para adultos munícipes em situação de rua, para o qual o Centro Pop é a porta de entrada, a fim de resgatar os vínculos familiares, sociais e comunitários, assegurando a autonomia dos usuários.
A equipe do Departamento de Proteção Especial também coordena o projeto “SuperAção”, composto prioritariamente por pessoas adultas, entre 18 e 59 anos, em processo de saída das ruas, acompanhados pelo Centro POP ou pelo Abrigo Municipal. O objetivo é oferecer suporte a esta população, com acompanhamento nas áreas social, de saúde, lazer e cultura, além de proporcionar uma atividade laborativa de geração de renda e autonomia financeira.
A Rede Municipal de Assistência Social conta ainda com o Serviço de Atendimento ao Migrante (SAM). Após o atendimento no Centro Pop, o SAM disponibiliza passagem rodoviária aos usuários em trânsito. A unidade fica na Rodoviária Municipal, mas é necessário que todo e qualquer usuário seja atendido anteriormente pelo Centro Pop.
O atendimento à população em situação de rua também é feito através de parcerias dentro da própria prefeitura, como o Consultório na Rua, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que também conta com o Programa de Saúde Mental, para atender as pessoas em situação de rua que são dependentes químicos, usuários de álcool e outras drogas, entre outros.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.