Pacientes que tiverem alguma mancha com alteração de sensibilidade devem procurar a unidade, sem agendamento. Serão realizadas consultas médicas para detecção precoce de casos suspeitos de doenças infecciosas, dentre elas, a hanseníase.
A ação faz parte do Programa de Controle de Hanseníase (PCH), junto com a Atenção Primária à Saúde (APS) e o Centro de Doenças Infecciosas (CDI). Vale lembrar que as doenças de pele têm tratamento no SUS (Sistema Único de Saúde).
A enfermeira Vanessa de Lima Huguenin, que atua no DAB (Departamento de Atenção Básica) da SMS, destacou que o atendimento é aberto a toda população de Volta Redonda.
“Qualquer pessoa poderá ser atendida na avaliação dermatológica, mesmo não sendo morador do bairro Água Limpa. Vale lembrar que a hanseníase é uma doença crônica, infecto contagiosa, cujos principais sintomas são: manchas na pele com diminuição ou alteração da sensibilidade térmica, dolorosa ou tátil. Sem o tratamento adequado, a pessoa pode ter incapacidades físicas e deformidades”, disse.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.