PREVENIR vai cadastrar todas as famílias da área de abrangência da UBSF do Vila Mury, em parceria com o Saae-VRCris Oliveira/Secom PMVR
O prefeito Antônio Francisco Neto prestigiou o lançamento do programa e reforçou a importância do PREVENIR. “Acredito que a implantação do programa, pioneiro na prevenção ao câncer, vai nos ajudar a fazer da Saúde de Volta Redonda referência no Estado e até no país”, disse Neto, que aproveitou o evento para aferir a pressão arterial.
A equipe da secretaria de Saúde também esteve na praça para divulgar o cadastramento das famílias e conscientizar sobre a importância da prevenção ao câncer. O PREVENIR vai priorizar o rastreamento do câncer de mama e do colo uterino, por conta da campanha “Primavera Rosa”. A população-alvo é formada por mulheres entre 25 e 64 anos para o câncer do colo do útero, e mulheres a partir de 50 anos de idade para o câncer de mama. Assegurar o acesso aos exames, ao diagnóstico precoce e tratamento imediato para reduzir óbitos é o principal objetivo do programa.
A secretária de Saúde de Volta Redonda, Maria da Conceição de Souza Rocha, ressaltou que o evento, na praça, reuniu todas as linhas de cuidado da Saúde, com foco na prevenção. “Tivemos hoje a parceria do UniFOA, alertando para a prevenção do câncer de boca e aferindo a pressão arterial, por exemplo. Mas o mais importante é informar a população para que receba os nossos cadastradores em casa. Com todos cadastrados temos como identificar quem fez os exames preventivos e buscar a população-alvo que não procurou o serviço”, explicou.
Também estavam no evento a coordenadora da Vigilância em Saúde da SMS, Albanéa Trevisan Baylão; a coordenadora da Atenção Básica, Vanessa Huguenin; além do o presidente da FOA (Fundação Oswaldo Aranha), Eduardo Prado; e do diretor-presidente do Saae-VR, Paulo Cesar de Souza.
O presidente do Saae-VR lembrou que os leituristas da autarquia foram treinados para fazer o cadastramento e terão a supervisão de um agente comunitário de saúde. “O trabalho começa no próximo dia 30 e deve estar concluído no final de fevereiro”, disse.
A coordenadora do programa, a médica oncologista Luciana Francisco Netto, ressalta a importância do trabalho de conscientização da população. “O rastreio previsto pelo PREVENIR é voltado para pessoas que não apresentam sintomas e que, por isso, podem não utilizar com frequência o sistema de saúde”, explicou Luciana, informando que o cadastramento de toda família, que começa na Vila Mury, vai ajudar também em outras políticas de saúde, como os programas antitabagismo e para pacientes hipertensos e diabéticos.
O presidente da Associação de Moradores dos bairros Vila Mury e Limoeiro, Charley de Almeida Paula, elogiou a iniciativa. “Fico feliz que o programa de prevenção ao câncer comece pelo bairro. Tive câncer de próstata em 2013 e sei da importância do diagnóstico precoce”, falou.
O casal Márcio e Daniele Monteiro, moradores da Vila Mury, também estiveram na praça para se informar sobre o programa. “Vamos receber o pessoal do cadastramento, pois sabemos da importância dos exames preventivos”, disse Daniele. Márcio aproveitou para cortar o cabelo, de graça, no caminhão da Smac. “Viemos nos informar sobre o PREVENIR e vou sair com visual renovado”.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.