O trabalho de buscas pelos desaparecidos vai continuar por toda a noite no bairro Monsuaba. Cinco pessoas ainda estão soterradasFoto: Defesa Civil/AR

Costa Verde - Um menino de 10 anos, identificado como Gabriel, é a oitava vítima fatal do deslizamento de terra que aconteceu no bairro Monsuaba na madrugada de sábado (2). Na noite de ontem foi encontrada a sétima vítima do desmoronamento que atingiu seis casas. 
Agora são 4 crianças, 3 adultos e uma vítima sem identificação. Os corpos estãosendo levados para o IML para reconhecimento. De acordo com relatos de parentes, outras quatro pessoas continuam desaparecidas.



Na Ilha Grande, as comunidades mais afetadas foram as praias de Araçatiba, Vermelha, Provetá, Aventureiro e Vila do Abraão. Em todas foram registrados deslizamentos de terra e blocos de pedra.

A Praia de Itaguaçu, ao lado da Praia Vermelha, foi totalmente soterrada. De acordo com relatos de moradores, há quatro pessoas desaparecidas. 

- Estamos muito tristes com as perdas ocorridas e deixamos aqui o nosso abraço a todas as famílias. A cidade estava preparada, fizemos as ações preventivas necessárias. Se tivéssemos esse volume todo de chuva e não estivéssemos preparados, o estrago teria seria muito pior -, ponderou o prefeito Fernando Jordão.

No momento, há 125 pessoas nos pontos de apoio abertos pelo município. Segundo Jordão, neste domingo (3), a cidade vai receber a visita do Governador do Rio e do secretário Nacional de Defesa Civil para avaliar a situação.

- Amanhã vamos receber em Angra o governador Cláudio Castro e o Coronel Alexandre Lucas Alves para agilizar as ações em atendimento às famílias e reconstruir as áreas atingidas. Nossa missão é trabalhar para a recuperação urbanística e social de Angra, ouvindo a população -, afirmou o prefeito de Angra.


Deslizamentos de terra ocasionaram a obstrução total da BR 101 no sentido Rio de Janeiro nos Km 447, Km 460 e Km 464. O trânsito na RJ-155 flui em apenas uma das pistas, na altura dos túneis.

- A previsão de chuva para amanhã não é tão grande, mas o solo está encharcado e isso requer muita atenção dos moradores. Nosso pedido é que eles atendam todas as nossas orientações -, solicitou o secretário-executivo de Proteção e Defesa Civil, Jairo Fiães.