A chuva forte fez os rios transbordarem mais uma vez em vários bairros da cidadeFoto: Redes sociais

Angra dos Reis - Desde ontem (29), a Defesa Civil está enviando alertas para a população da cidade alertando sobre a possibilidade de chuva moderada à forte. Na manhã deste sábado (30), o maior registro acumulado de chuva ocorreu no bairro Serra d `Água, com volume de 202 mm até as 9h, o dobro do esperado.
Um alerta de evacuação foi emitido para 21 bairros da cidade - Parque Mambucaba, Morro da Boa Vista, Serra D'água, Zungú, Gamboa do Belém, Santa Rita do Bracuí, Ilha do Jorge, Gamboa do Bracuí, Vila Velha, Parque Belém, Frade, Sertãozinho do Frade, Areal, Banqueta, Japuíba, Nova Angra, Rua Divinéia, Vila Nova, Campo Belo e Encruzo da Enseada.
Das 20 sirenes, cinco foram acionadas nas comunidade Gamboa do Belém, Santa Rita do Bracuí, Parque Belém, Frade e Sertãozinho do Frade. A Defesa Civil enviou ainda 36.500 mensagens via SMS alertando a população sobre a possibilidade de chuva forte e aumento do índice pluviométrico, passando dos 85 mm de chuva em menos de 24 horas.
Equipes de diferentes secretarias estão nas ruas desde a madrugada para prestar apoio à população. O objetivo é atuar na desobstrução de ruas e garantir a segurança dos moradores.
A RJ 155, rodovia que liga Angra dos Reis a Barra Mansa, foi interditada na manhã de hoje por conta de queda de barreira. A orientação da Defesa Civil é que as pessoas evitem passar por esta via. Ela alerta ainda que, ao receberem os avisos, os moradores deixem suas casas e sigam para os seis pontos de apoio da Prefeitura, em seus bairros:

Cancelamento
A campanha de vacinação contra a gripe, prevista para este sábado no bairro Parque Mambucada, está suspensa por conta das fortes chuvas. A imunização foi transferida para a próxima terça-feira (3) e vai acontecer até sexta-feira (6) nas Estratégias de Saúde da Família do bairro.
Segundo o secretário municipal de Saúde, a vacinação nas cinco demais unidades seguem o calendário deste sábado, podendo, porém, sofrer modificações no decorrer do dia, caso a chuva se intensifique.
Também foi cancelado o Abril Marrom – Prevenção à Cegueira, previsto para ocorrer nesta manhã no Cais Santa Luzia.
Em caso de emergência, moradores devem ligar para a Defesa - 199 ou (240 3365-4588. Para se cadastrar e receber SMS da Defesa Civil envie o seu CEP para o número 40 199.