O clima foi de festa na manhã desta terça-feira durante o anúncio dos investimentos na ampliação do aeroporto Foto: Wagner Gusmão
As obras de extensão da pista, que passará a ter 90 metros a mais que a atual, possibilitarão o aumento do porte dos aviões que pousam e decolam e o aumento do número de passageiros. As intervenções incluem a complementação do pátio de aeronaves e da nova pista de táxi aéreo, sinalização horizontal, recapeamento e ampliação da pista sobre o mar, implementação de balizamento noturno, iluminação de pátio, sinalização vertical e construção de cerca operacional.
– As obras vão mudar completamente o patamar do local, com voos comerciais de aviões com capacidade para até 90 passageiros e um novo terminal de atendimento mais completo àqueles que utilizarão o aeroporto -, informou o diretor da Angra Aeroportos, Marco Gravatá Galvão.
Mais de R$ 26 milhões serão investidos numa parceria entre os poderes federal, estadual e a prefeitura de Angra. A obras ainda não tem data para ser iniciadas, mas a intenção é que a primeira fase seja finalizada no início da alta temporada de 2023. De acordo com projeções da Angra Aeroportos, mais de mil empregos diretos serão gerados com as intervenções.
– O aeroporto de Angra é fundamental para impulsionar a capacidade de empreender de toda a (região) Costa Verde –, disse o governador Cláudio Castro, que estava presente no evento, ao lado do senador Flávio Bolsonaro.
A área do aeroporto também deverá ganhar uma marina, um centro de convenções, um hotel e um centro comercial na próxima fase do projeto.
– Há tempos falamos da ampliação do aeroporto. Hoje estamos em um alinhamento total entre o governo federal, o governo estadual e a prefeitura de Angra, numa oportunidade única para o município –, conclui o prefeito Fernando Jordão.
A cerimônia de lançamento das obras foi prestigiada por um grande número de pessoas e por deputados federais e estaduais, além de vereadores de Angra dos Reis. A deputada estadual Célia Jordão (PL) representou a Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.