Autoridades da DPU e quilombolas do sul fluminense se reúnem em AngraDivulgação/quilombo Bracuhy
Comunidades quilombolas do sul fluminense e da costa verde se reúnem com representantes da DPU.
O Objetivo foi buscar soluções de conflitos nas comunidades quilombolas, além de discutir educação e turismo sustentável.
Angra dos Reis - O Quilombo de Santa Rita do Bracuhy foi palco do III Encontro de Comunidades Quilombolas do Sul Fluminense e Costa Verde nesse sábado, 12, promovido pela Defensoria Pública da União (DPU), dentro do projeto "A DPU vai onde o povo pobre está".
Os Quilombolas do Alto da Serra, Santa Justina Santa Izabel, São José da Serra, Marambaia, Campinho da Independência e Santana participaram do evento, que teve por objetivo debater as demandas das comunidades com as autoridades presentes.
Dentre os temas abordados estavam: a titularidade do território, educação, saúde, plano diretor, condicionantes, cadastro ambiental rural, energia elétrica e internet, entre outros.
O objetivo dos quilombolas, nesse evento, foi de unir forças para solução dos problemas enfrentados nessas comunidades, com o apoio da DPU. Os representantes Drs. Tambasco, Cristiano e Marina, se colocaram à disposição do que for necessário para atender a comunidade quilombola. Além dos debates os presentes participaram de um tour pelo Bracuhy e foram ver de perto o trabalho desenvolvido pelo quilombo.
A griô Marilda, líder do Quilombo de Santa Rita do Bracuhy, durante o percurso explicou como são desenvolvidos os projetos na localidade, como o Turismo de Base – que serve de informações para as universidades e turistas, interessados em aprender sobre a cultura quilombola e o Reforço Escolar que serve como uma luz na educação das crianças. E fechando com chave de ouro, as crianças assistidas no projeto fizeram uma apresentação prestando homenagem aos seus ancestrais – quilombolas já falecidos e os mais antigos da comunidade.
O encerramento se deu com uma grande Roda de Jongo e um delicioso lanche com quitutes da culinária quilombola.
Participaram ainda: Eletronuclear, Furnas Centrais Elétricas, IEAR-UFF, UNIFOA, CONAQ (Conselho Nacional de Quilombos), ACQUILERJ (Associação dos Quilombos do Estado do Rio de Janeiro) e Secretaria Municipal de Educação e lideranças comunitárias.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.