Município afirma que entre os idosos, o índice de vacinados chega a 100%Foto: Divulgação

Por O Dia
ARRAIAL DO CABO – A cidade de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, informou nesta sexta-feira (18), que já imunizou 12.193 pessoas com a primeira dose das vacinas contra a Covid-19. Segundo o município, o número total de pessoas imunizadas corresponde a cerca de 41% do total da população, estimada em pouco mais de 30 mil.
Ainda de acordo com a Prefeitura, do total de vacinados, 4.244 já receberam a segunda dose do imunizante. O município informou que, entre os profissionais da Saúde, força de segurança, portuários e idosos, o índice de vacinados já chega a 100%, e em relação aos portadores de comorbidade e pessoas com deficiência permanente, a Secretaria Municipal de Saúde estima que cerca de 90% desse público já tenha sido imunizado.
Publicidade
Cerca de 80% dos profissionais da Educação pública e privada do ensino médio, e trabalhadores da limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos já estão imunizados, conforme um levantamento feito pela Prefeitura. Em relação à população em geral, 70% dos que têm entre 56 e 59 anos também já receberam o imunizante.
"É uma ação de saúde pública fundamental, pois, controla a circulação do vírus e da taxa de mortalidade na cidade", destacou a infectologista do Hospital Geral de Arraial do Cabo (HGAC), Fabiana Monteiro.
Publicidade
LEITOS COM 20% DE OCUPAÇÃO
Dos oito leitos para atendimento de pacientes com o novo coronavírus, no HGAC, sendo quatro de enfermaria e quatro de Unidade de Pacientes Graves (UPG), apenas dois estão ocupados, até a noite dessa sexta, de acordo com a Prefeitura.
Publicidade
"Hoje a vacina é a arma mais poderosa contra o coronavírus. Por isso, a Secretaria de Saúde tem feito todos os esforços possíveis para imunizar a população no menor prazo", disse o secretário municipal de Saúde, Jorge Diniz.
A cidade registra, até esta sexta, 1.493 casos confirmados da doença, incluindo 83 mortes, conforme o painel epidemiológico que mostra o avanço da doença no município. A média é de nove mortes por mês, considerando os primeiros cinco meses deste ano.