Segundo especialistas, é comum orcas serem flagradas nadando próximas de embarcaçõesFoto: Divulgação

ARRAIAL DO CABO – Um grupo de orcas surpreendeu os tripulantes de uma lancha, nessa quinta-feira (15), em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio. O flagrante foi registrado em fotos e vídeo, por uma equipe da Associação da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo (Aremac), e da Fundação do Meio Ambiente do município, que fazia o monitoramento marinho na região.
Nas imagens, é possível ver o momento em que o animal se aproxima e nada no entorno da embarcação. Segundo especialistas, esse comportamento é comum entre as orcas, que são da família dos golfinhos e, diferentemente das baleias, costumam nadar próximas de embarcações. Assim que perceberam a aproximação delas, o piloto desligou o motor da lancha para evitar ferir os animais.
Publicidade
O grupo que flagrou as orcas fazia o monitoramento da rota de uma baleia jubarte, que estaria enrolada em uma rede de pesca. Segundo a Aremac, a baleia teria sido flagrada na terça-feira (13) em Maricá, sentindo Região dos Lagos, e passou a ser monitorada por uma equipe formada por especialistas, marinheiros e mergulhadores. O grupo percorreu nesta quinta-feira, uma extensa área da Reserva Extrativista Marinha Arraial do Cabo (Resexmar), mas não conseguiu localizar a baleia amarrada à rede.
A Aremac alerta que, barqueiros, turistas, pilotos de jet-sky, surfistas e mergulhadores não se aproximem das baleias em rota de migração. O mergulho junto aos mamíferos também é proibido, de acordo com a Lei Federal 7643/1987 e das portarias 117/1996 e 23/2002 do Ibama.
Publicidade
Flagrante foi registrado nessa quinta-feira, dia 15 - Foto: Divulgação
Flagrante foi registrado nessa quinta-feira, dia 15Foto: Divulgação