ARRAIAL DO CABO – Em um registro raro, duas baleias da espécie franca foram flagradas por um drone, na Praia Grande, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio. Nas imagens, que foram feitas na tarde dessa terça-feira (24), é possível ver o mamífero adulto nadando ao lado de um filhote (veja vídeo abaixo).
De acordo com o biólogo marinho Franciê Lima, no Brasil, as baleias-francas são encontradas com mais frequência na região Sul do país. Porém, por conta do inverno, como elas estão com filhotes, migram para as águas mais quentes. O biólogo destaca ainda a importância de notificar o local de aparição desse tipo de animais, para auxiliar na preservação da espécie.
“É possível colaborar enviando informações e fotos sobre a baleia que você avistou no site do projeto ProFRANCA. Esses registros auxiliam a manter um histórico das baleias e monitorar as suas regiões de ocorrência. Muitos não sabem, mas avistar e registrar a presença das baleias também é um trabalho obrigatório em empresas de exploração de petróleo e navegação, [...] para evitar colisões com navios e estruturas marítimas móveis”, afirma Franciê.
Diferentemente das baleias-jubarte, as da espécie franca possuem calosidades, e a nadadeira caudal geralmente é preta com a parte inferior branca. Segundo especialistas, as francas também são mais pesadas e maiores. As fêmeas adultas da espécie podem chegar até 16 metros de comprimento e pesar aproximadamente 100 toneladas.
Baleias-jubarte
A passagem das baleias-jubarte pela costa do Rio de Janeiro é comum durante o inverno, quando elas saem da Antártida e vão até o arquipélago de Abrolhos, na Bahia, em busca de águas mais quentes para se reproduzirem. Os mamíferos, algumas vezes, são vistos durante os passeios de barco em Arraial do Cabo e encantam moradores e turistas, com um espetáculo nas águas.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.