Por lucas.cardoso
Rio - O Detran vai abrir mais uma turma do seu curso de direção defensiva, que começa a partir de 7 de fevereiro. Ao todo, a Escola Pública de Trânsito do órgão vai oferecer 40 vagas. Para se inscrever, os interessados devem ter Carteira Nacional de Habilitação válida nas categorias B, C, D ou E, sem ter atingido o limite de 20 pontos em infrações de trânsito nos últimos 12 meses nem sofrido suspensão ou cassação do direito de dirigir.

O curso vai ter duração de 12 horas e as aulas começam a partir das 13h, na Escola Pública de Trânsito, que fica na Avenida Mem de Sá 163, Lapa. Serão três dias consecutivos, onde os alunos aprenderão como dirigir de maneira segura e responsável. As inscrições devem ser feitas pelo site do Detran. Sselecionados serão avisados por e-mail ou telefone.

Centro de Atendimento ao Taxista foi inaugurado no Posto de Vistoria do Ceasa%2C em Irajá. Unidade era a mais procurada pelos condutoresDivulgação

A iniciativa do Detran está em correspondência com as ações da ONU, que denominou para os próximos dez anos como a Década Mundial para Segurança no Trânsito, focada na redução da quantidade de vítimas em acidentes automobilísticos à metade até 2020 em relação aos índices de 2010.

ATENDIMENTO AO TAXISTA

O Detran inaugurou, na segunda-feira, o Centro de Atendimento ao Taxista (CAT). No espaço, no Posto de Vistoria do Ceasa, em Irajá, são tratados procedimentos como licenciamento anual, primeira licença, troca de categoria, alteração de característica, transferência de propriedade e permuta de veículos. Segundo a diretora de Registro de Veículos do departamento, Carla Adriana Pereira, “isso significa menos tempo para o taxista cumprir suas obrigações legais e mais tempo para ele exercer o trabalho de conduzir passageiros”.

De acordo com o presidente do Detran, José Carlos dos Santos Araújo, o CAT tem capacidade para atender 120 taxistas por dia ou cerca de 3 mil por mês.
A escolha da unidade do departamento em Irajá se deu em razão de ser a mais procurada pelos proprietários e condutores de táxis. Ele salientou que a medida faz parte de uma série de iniciativas do Detran para aperfeiçoamento do atendimento a seus clientes, como a inauguração de unidades em shoppings centers e até em cartórios.