Por lucas.cardoso
Rio - A Toyota lança, no Brasil, a linha 2018 do Etios. Desenvolvido no país, tanto o hatch quanto o sedã estão com o visual repaginado. Com as mesmas versões e conjunto mecânico, as vendas começaram na terça-feira com preços a partir de R$ 46 mil.
Não se trata de uma grande novidade, porque as linhas vistas agora já haviam sido introduzidas nas versões Ready e Platinum. O que muda é um novo desenho da frente e traseira, com destaque para os para-choques, além da nova grade. A versão Cross, somente hatch, não contempla essa atualização. Na versão XLS, foram adicionadas saias laterais. A Platinum recebeu um detalhe cromado na grade dianteira e tapetes de carpete.
Desenho ‘novo’ do Etios foi inaugurado ano passado nas versões especiais Ready e Platinum. Agora está em toda a linhaDivulgação

Nos motores, também não há nada de novo. Seguem as unidades 1.3 e 1.5 l flex, produzidos na fábrica de motores da Toyota em Porto Feliz (SP), inaugurada ano passado. O primeiro entrega 88/98 cv e 12,3/12,8 kgfm de torque (gasolina/etanol). No último, os números saltam para 102/107 cv e 14/14,4 kgfm de torque, respectivamente.

Em relação às transmissões, também prosseguem a opção manual de seis velocidades ou automática de quatro. Porém, agora, somente as versões X e XS contam com as duas opções. Isso porque Ready, XLS, Cross e Platinum são oferecidas apenas com caixa automática.

PAINEL DIGITAL EM TELA TFT

Publicidade
Analisando a lista de equipamentos, desde a versão de entrada X, o Etios oferece direção elétrica, ar-condicionado, abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível, vidros e travas elétricas. O destaque fica para o painel digital em tela TFT com computador de bordo. A partir da versão Ready, o diferencial fica para a central multimídia com TV digital, DVD e GPS integrado.