Por leandro.eiro

Rio - Por fora, apenas mais um SUV. Por dentro, um monstro devorador de asfalto. Projetado pela divisão esportiva da Toyota, a versão ‘Speed’ do Land Cruiser criada para a exibição em um evento de carros modificados conta com 2 mil cavalos de potência, podendo atingir velocidade superior a 370 km/h.

Utilitário foi projetado para um tradicional evento de automóveis customizados nos Estados UnidosDivulgação

Estrela da montadora no SEMA Show, evento inteiramente dedicado a carros modificados, que ocorreu no final do ano passado, o SUV ganhou destaque no início desta semana após conquistar o posto de utilitário mais rápido do planeta, batendo o Mercedes GLK V12 e o Porsche Cayenne Turbo S.

O modelo conta com o mesmo V8 de 5.7 litros da versão original, mas com a adição de dois enormes turbocompressores Garret feita pelos engenheiros da montadora. As duas peças, que mais parecem duas bolas de vôlei, geram pressão de 55 PSI. Para comprovar a eficácia das modificações, o utilitário foi levado a uma pista no centro Mojave Air & Space Porto de quatro quilômetros, na Califórnia.

Utilitário adaptado e produzido pela divisão esportiva da Toyota pesa 2.700 kgDivulgação

No local, o modelo atingiu 370 km/h de velocidade máxima. E, segundo a montadora, o resultado poderia ter sido maior se eles tivessem mais pista. Mas vale ressaltar que o resultado surpreendente veio apenas na segunda tentativa. Parte do projeto de modificação do SUV foi acompanhada pelo ex-piloto de Nascar, Carl Edwards, que também foi responsável pelo teste do modelo na pista.

Alterações

Para que o Land Cruiser aguentasse o tranco ao largar e a pressão ao atingir a marca, foram feitas alterações, como rebaixamento 7,6 cm, novos pneus Michelin Pilot Super Sport, nova suspensão, pistões, bielas, transmissão de três marchas (usada apenas em veículos de competições de arrancadas) e um coletor de admissão. Com todas as adaptações, o monstro de 2,7 toneladas pôde ser domado pelo profissional.

O recorde anterior, de 339,57 km/h, era do Brabus GLK V12 Biturbo. Ao contrário do SUV da japonesa, à época de seu lançamento, o superesportivo modificado pela Brabus custava cerca de US$ 580 mil.

Reportagem do estagiário Lucas Cardoso com supervisão de Herculano Barreto Filho

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