Respeito à sinalização das vias é uma forma de evitar acidentes. Outro conselho é fazer revisão do carro  - Divulgação
Respeito à sinalização das vias é uma forma de evitar acidentes. Outro conselho é fazer revisão do carro Divulgação
Por O Dia

Rio - O feriadão de Páscoa começa, oficialmente, amanhã. E boa parte dos motoristas, na pressa de sair com família e amigos, esquece de tomar alguns cuidados na hora de pegar a estrada. Além da tradicional checagem de itens antes de partir pneus, freios, líquidos, luzes e ferramentas de segurança , outros fatores podem ser determinantes para uma viagem tranquila. Por exemplo, o respeito à sinalização.

Segundo um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o 4º país das Américas com mais mortes no trânsito, atrás apenas de República Dominicana, Belize e Venezuela. Por ano, são cerca de 47 mil vítimas fatais. O número alarmante mostra que os motoristas no país são imprudentes ao volante.

Para o coordenador técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI/MAPFRE), Alessandro Rubio, descanso, respeito e planejamento da viagem podem fazer grande diferença. "Quando o motorista não descansa bem, sua atenção é comprometida, e os riscos de acidentes se amplificam". Segundo Rubio, até detalhes como uma alimentação adequada podem interferir. "Não é regra, mas é natural que surja cansaço após fazer uma refeição muito carregada. Por isso, é indicado que o condutor evite alimentos gordurosos e em grande quantidade", explica.

Ar-condicionado

Também deve ser levado em conta o uso adequado do aparelho de ar-condicionado. Segundo Rubio, o sistema de refrigeração deve intercalar a recirculação e a retirada do ar do exterior do veículo. Esse processo evitará que a quantidade de oxigênio no interior do carro diminua. "Quando o motorista faz uma viagem longa, a circulação do ar apenas no interior do automóvel eleva a concentração de gás carbônico, e esse fator pode, além de causar doenças, aumentar a sensação de cansaço e reduzir a concentração", explica Rubio.

É bom lembrar que a atenção no trânsito é responsabilidade do motorista. "Quem está atrás do volante deve respeitar o código do trânsito, mas também precisa atentar para as leis da física. Dois carros não ocupam o mesmo espaço em uma via de mão única. Se uma placa, por exemplo, não permitir ultrapassagem, não a faça", orienta o profissional.

E mais: quando falamos das obrigações do motorista com a segurança de todos os ocupantes do carro, não podemos esquecer dos cuidados com o próprio veículo. Emerson Feliciano, superintendente técnico CESVI-MAPFRE, afirma que as checagens básicas podem evitar o fim antecipado da viagem, mas não precisam ser feitas por profissionais. "Não é preciso conhecimento técnico avançado algum para fazer uma inspeção. O conjunto de iluminação e sinalização, por exemplo, são itens simples que podem ser avaliados na própria residência. Basta acionar os faróis, lanternas, luzes de freio e setas e observar se as lâmpadas estão funcionando normalmente", explica.

Você pode gostar
Comentários