Outsider: a nova versão topo de linha do Renault Kwid

Novidade para o compacto tem apelo estético e central multimídia atualizada por R$ 43.990

Por Lucas Cardoso

Para-choque dianteiro agora conta com nova moldura para os faróis de neblina e aplique na parte inferior
Para-choque dianteiro agora conta com nova moldura para os faróis de neblina e aplique na parte inferior -
Jardim Europa (SP) - A Renault não tem do que reclamar no mercado nacional quando o assunto é o desempenho do Kwid. Em 2018, seu primeiro ano cheio de vendas, o compacto altinho ficou em sétimo no ranking dos mais emplacados. Já no acumulado desse ano até abril, o modelo subiu duas casas e aparece como 5º maior em número de emplacamentos. Para embalar ainda mais o bom momento do hatch, a Renault lança a versão Outsider do modelo por R$ 43.990, com visual aventureiro e multimídia atualizada.
Posicionado acima da Intense, o Kwid Outsider tem apelo estético urbano que bebe na fonte de outros “aventureiros”. Na dianteira, o para-choque recebe apliques na parte inferior e nova moldura para os faróis de neblina. As laterais agora têm detalhes com plástico preto, grafismos alusivos à versão e calotas em preto brilhante. A traseira também ganhou skis na parte inferior do para-choque. Em cima, a marca adicionou um rack “fake”, que deixa o visual bacana, porém não é funcional para carga.
Lateral tem aplique em plástico fosco que deve proteger contra arranhões - fotos Lucas Cardoso
Do lado de dentro, o modelo ganhou detalhes em tom laranja na manopla do câmbio manual de cinco marchas, bancos, portas e volante. O console central do modelo agora abriga um porta-copos e as entradas USB e auxiliar, que antes ficavam posicionadas próximas à central de sete polegadas. O multimídia, inclusive, passou a ter opção de espelhamento via Android Auto ou Apple Car Play.
Interior tem apliques em laranja nas portas, volante e manopla do câmbio. Bancos também receberam revestimento na tonalidade - Lucas Cardoso
A mecânica do Kwid Outsider não muda nada. Ou melhor, quase nada. Os freios dianteiros trazem uma atualização que deve ser replicada em toda a linha em breve: discos ventilados de maior diâmetro. Na prática, segundo a marca, a mudança não surte efeitos na distância de frenagem do veículo, mas amplia a segurança. O motor é o mesmo 1.0 de três cilindros de alumínio que rende 70 cv e torque de 9,8 kgfm. A transmissão é manual de cinco marchas. Em relação às versões: Life, Zen e Intense, o Outsider engordou 20 kg e saltou de 786 para 806 quilos.
Mas o ganho na balança não muda o desempenho do pequenino. Durante o lançamento do modelo, em São Paulo, tivemos o primeiro contato com a versão e o modelo mostrou a mesma desenvoltura do restante da família. Saídas de sinais, ultrapassagens e ladeiras não foram nenhum desafio. Tudo graças à união do motor bem disposto com o baixo peso. As duas características também favorecem o consumo. Segundo a Renault, o modelo faz 14,1 km/l com gasolina e 9,6 km/l com etanol, na cidade, e 14,4 km/l (g) e 10 km/l (e), na estrada.
Apesar do curto trajeto, sentimos uma melhora nos engates do câmbio. Contudo, a vibração no volante ainda é perceptível. Nada que torne a experiência ruim. O Kwid é um carro divertido de dirigir e tem tamanho ideal para o trânsito caótico das cidades.
Medidas
A versão mantém as boas medidas da linha: altura do solo (18 cm) maior da categoria e ângulos de entrada (24°) e de saída (40°) dignos de SUVs. O porta-malas de 290 litros também segue sendo o maior da categoria de subcompactos - VW Up! tem 285 l e Fiat Mobi, 235 l. Outro diferencial do modelo é que o Kwid é o único da categoria a oferecer Kwid quatro airbags de série.
Ficha técnica: 
Preço: R$ 43.990
Motor: 1.0 SCe, quatro tempos, três cilindros, 12 v e injeção multiponto
Transmissão: Manual de cinco velocidades
Potência e torque: 70 cv e 9,8 quilos de torque
Rodas e pneus: Aro 14 de aço com calotas e pneus 165/70R14
Suspensão: Dianteira McPherson e traseira com eixo rígido
Freio: Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira
Direção: Elétrica
Dimensões: Comprimento (3.68 m), largura (1,57 m), altura (1,47 m), entre-eixos (2,42 m), porta-malas (290 L) e tanque (38 L)
Segurança: 4 airbags (frontais e laterais)

Galeria de Fotos

Para-choque dianteiro agora conta com nova moldura para os faróis de neblina e aplique na parte inferior Lucas Cardoso
Traseira também ganhou apliques na parte inferior Lucas Cardoso
Detalhes na dianteira, traseira e lateral e teto deixam o compacto com visual mais robusto Lucas Cardoso
Nas outras versões, modelo tinha apenas adesivo na lateral Lucas Cardoso
Portas ganharam grafismos alusivos à versão Lucas Cardoso
Lateral tem aplique em plástico fosco que deve proteger contra arranhões fotos Lucas Cardoso
Interior tem apliques em laranja nas portas, volante e manopla do câmbio. Bancos também receberam revestimento na tonalidade Lucas Cardoso

Comentários