Agosto é o mês Mundial do Aleitamento MaternoDivulgação

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Barra do Pirai está celebrando o Mês Mundial do Aleitamento Materno com ações no Centro Municipal de Saúde da Mulher, no Hospital Maternidade Maria de Nazareth e nas Unidades de Saúde da rede. As comemorações pelo Agosto Dourado começaram com palestras realizadas nos dias 1º e 2. “É importante que as mulheres tenham conhecimento da importância do aleitamento materno”, explica a diretora da Saúde da Mulher, Monique Milward, que está organizando para este mês uma palestra com pediatra e neonatologista sobre o tema. Ainda no Hospital Maria de Nazareth, a equipe da maternidade, com o apoio da secretaria, está dando orientações e tirando dúvidas das mães com relação a amamentação.
Já nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Estratégia de Saúde da Família (ESF), as equipes vão realizar rodas de conversas e palestras com as grávidas em exames pré-natal e as puérperas durante todo o mês de agosto, orientando sobre a importância e as técnicas de ajuda com relação as dificuldades no aleitamento. “Estamos realizando várias atividades com temas relacionado ao aleitamento incluindo a parte odontológica e dúvidas sobre o teste da linguinha, durante o mês de agosto em todas as unidades de saúde para tirar dúvidas e orientar as gestantes e as que já estão amentando seu bebê”, disse a diretora da Atenção Primária, Verônica Massa.
Para o secretário de Saúde, ações como estas demonstram que a descentralização dos serviços de Saúde está em plena implantação. “Estamos, a cada dia, trabalhando para descentralizar cada vez mais os atendimentos e os serviços, como forma de dar mais qualidade e melhor comodidade à população, que poderá procurar atendimento e orientação próximo a sua residência”, disse Carlos Renato Moreira.
O prefeito Mário Esteves, que se tornou pai pela primeira vez recentemente, relembrou a importância da amamentação para o desenvolvimento da criança. “Todas as pessoas devem ficar por dentro da importância do aleitamento para a saúde do bebê e, consequentemente, para o seu crescimento saudável. É o primeiro contato entre a mãe e a criança; um gesto de afeto e atenção”, disse o prefeito.