Foram analisados, de forma agregada, todos os setores econômicos: indústria, comércio, serviços e agropecuária Divulgação

Por O Dia
Belford Roxo – Um levantamento feito pela Firjan, divulgado através da plataforma Retratos Regionais, aponta que a Baixada Fluminense tem saldo de 4.510 empregos entre janeiro e abril de 2021. Duque de Caxias (+1.962) e Belford Roxo (+772) são os municípios com os melhores desempenhos em 2021 quando analisados, de forma agregada, todos os setores econômicos (indústria, comércio, serviços e agropecuária). O acumulado da região nos últimos 12 meses até abril deste ano é de 9.667 empregos.
A análise específica da indústria da região mostra que, em abril, o setor registra uma redução de postos de trabalho formais. Mesmo assim, o acumulado deste ano fechou com saldo positivo de 447 vagas neste setor. Queimados (+241) e Japeri (+191) também se destacaram positivamente neste período. Os setores que impulsionaram este resultado foram, respectivamente, a fabricação de produtos de minerais não metálicos (+345) e a construção civil (+313).
Publicidade
Análise estadual da indústria
A construção civil fluminense registra saldo de 5.462 postos de trabalho de janeiro a abril deste ano, sendo o melhor desempenho entre os segmentos da indústria do estado do Rio, de acordo com análise feita pela Firjan a partir da plataforma Retratos Regionais. Montagem de instalações industriais e de estruturas metálicas (+2.374), instalações elétricas (+1.349) e construção de edifícios (+878) são as áreas com maior destaque no segmento.
Publicidade
“A construção civil apresenta enorme contribuição para o desenvolvimento do estado. Diante da importância, a Firjan inaugurou nesta semana um centro de referência, a mais moderna e atualizada unidade de formação profissional e inovação do país, para apoiar toda a cadeia produtiva do setor”, ressaltou o gerente geral de Competitividade da Firjan, Luis Augusto Azevedo.
A análise feita pela Firjan, considerando o saldo de contratações e demissões do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mostra que, ao todo, a indústria fluminense abriu 12.531 postos de trabalho no acumulado do ano, incluindo o desempenho da extrativa, de transformação, construção civil e Serviços Industriais de Utilidade Pública. A federação aponta que o bom desempenho da indústria está disseminado pelo estado. Em abril, mesmo diante do agravamento da pandemia de Covid-19, o setor abriu 2.013 vagas.
Publicidade
O segundo melhor desempenho na indústria fluminense de janeiro a abril é do segmento de manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos, com saldo de 2.280 postos de trabalho. O terceiro maior saldo na indústria do estado do Rio é do segmento de confecção de artigos do vestuário e acessórios (+1.597). Entre essas áreas, os maiores saldos são de confecção de roupas íntimas (+947) e confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas (+647).
Os segmentos de fabricação de produtos de minerais não-metálicos (+971) e fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos (+544), bastante impulsionados pela construção civil, também estão entre os destaques da indústria do estado do Rio em 2021.
Publicidade
Considerando todos os setores – indústria, serviços, comércio e agropecuária - o mercado de trabalho fluminense ganhou 32.384 mil postos de trabalho neste ano. Além do setor industrial, o setor de serviços também apresenta saldo positivo, com 20.325 vagas, puxado pelas atividades de atenção à saúde humana (+5.587), serviços para edifícios e atividades paisagísticas (+3.102) e administração pública, defesa e seguridade social (+2.753). A agropecuária (+797) também tem saldo positivo. O comércio (-1.269) fechou vagas em 2021.