O presidente da Inocentes, Reginaldo Gomes, admirando o trabalho da paneleira no Espírito SantoDivulgação

Belford Roxo - Nesta quinta-feira (09/06), o presidente Reginaldo Gomes e o carnavalesco Lucas Milato foram a Vitória, capital do Espírito Santo, para conhecer a história da tradicional cultura capixaba e assim pesquisar elementos para montar a sinopse. A convite de Evandro Figueiredo, presidente da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória e do vereador Denninho Silva (Cidadania), eles foram recebidos na Prefeitura de Vitória pelo prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos). Após a recepção na prefeitura, partiram em comitiva para visitar locais de referência do enredo "Mulheres de Barro", que será o tema da Inocentes, no Carnaval de 2023, na Série Ouro. 
“Começamos fazendo uma visita no Parque do Vale do Mulembá, para que pudessem conhecer de onde sai a matéria-prima para a confecção da panela de barro, depois a comitiva visitou o Galpão das Paneleiras. Para finalizar, como todo bom anfitrião, os levamos para experimentar nossa famosa moqueca capixaba”, destacou Pazolini.
Prefeito Lorenzo Pazolini e equipe, Evandro Figueiredo, Denninho e a diretoria da Inocentes de Belford Roxo - Divulgação
Prefeito Lorenzo Pazolini e equipe, Evandro Figueiredo, Denninho e a diretoria da Inocentes de Belford RoxoDivulgação
Reginaldo Gomes e Lucas Milato ficaram encantados com a agilidade, criatividade e a união das paneleiras, que produzem da matéria prima, verdadeiras obras de arte.
As Panelas que será tema do enredo da Inocentes - Divulgação
As Panelas que será tema do enredo da InocentesDivulgação
“Quero agradecer ao prefeito Lorenzo Pazolini por nos receber em seu gabinete e também aos amigos Evandro Figueiredo e Denninho por proporcionar esse encontro. Hoje, conheci mais um pouco das belezas da cultura brasileira, com essas mulheres maravilhosas, verdadeiras empreendedoras, que do barro fazem a arte, que nos deixam encantados. São mulheres simples, que conseguem tirar do barro o seu sustento com uma administração impecável. Levaremos a força, os encantos e histórias dessas heroínas para Sapucaí em 2023, em busca do título de campeã. Convido a todas as paneleiras para desfilar conosco”, disse o presidente Reginaldo Gomes.
Logo do enredo para o Carnaval de 2023 - Divulgação
Logo do enredo para o Carnaval de 2023Divulgação
As paneleiras de Vitória ficaram felizes com a homenagem que a agremiação irá prestar e aceitaram o convite para desfilar no Sambódromo, no próximo carnaval. O ofício das Paneleiras de Goiabeiras foi o primeiro bem cultural do Estado do Espírito Santo registrado como Patrimônio Imaterial Brasileiro pelo Iphan, no ano de 2002.
“Estou muito contente com essa viagem ao Espírito Santo. O enredo surgiu durante uma pesquisa, sobre grandes mulheres artesãs, encontrei a história das Paneleiras de Goiabeiras. Nós já tínhamos o desejo de levar para a avenida um enredo que exaltasse a força feminina, a capacidade das mulheres de criarem suas próprias bases de sustento. E a história das Paneleiras foi um casamento perfeito, pois dialoga diretamente com essa força. São mulheres que batalham todos os dias por melhores condições de trabalho e reconhecimento. A Inocentes será mais uma divulgadora dessa arte capixaba. Exaltando e reconhecendo a importância dessas mulheres. O título do enredo que a Inocentes de Belford Roxo vai mostrar na Sapucaí é “Mulheres de barro”, falou o carnavalesco Lucas Milato.
Prefeito Lorenzo Pazolini e equipe, Evandro Figueiredo, Denninho e a diretoria da Inocentes de Belford Roxo - Divulgação
Prefeito Lorenzo Pazolini e equipe, Evandro Figueiredo, Denninho e a diretoria da Inocentes de Belford RoxoDivulgação
Brevemente será apresentada a sinopse para confecção do samba-enredo, que será cantado na Sapucaí, pela escola da Baixada Fluminense, na Série Ouro da Liga-RJ.
No último deste ano, a Caçulinha da Baixada, ficou em quarto lugar.