A Secretaria de Finanças está informando, no site da prefeitura, sobre a prorrogação do prazo Foto Ilustração/Ascom

Bom Jesus - O contribuinte de Bom Jesus do Itabapoana (RJ) ganha mais tempo para pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2022 com 10% de desconto, em cota única; o novo prazo foi estendido até 29 de julho. Caso o contribuinte prefira pagar em cinco parcelas mensais, sem o desconto, também houve favorecimento com novas datas.
Neste caso, os vencimentos ficaram definidos nas seguintes datas: primeira cota, 29/07; segunda, 31/08; terceira, 30/09; quarta, 31/10; quinta, 30/11. Os carnês serão entregues nas residências, mas, também, podem ser impressos do site da prefeitura ou retirados na sede do governo, à Avenida Governador Roberto Silveira, 68 - Centro.
A Secretaria Municipal de Finanças explica que, para baixar o carnê, o contribuinte deve ir em https://www.bomjesus.rj.gov.br; na área de Serviços, clicar no ícone "IPTU" e, em seguida, na opção "Imobiliário e Mobiliário"; a página que abre é a do Portal de Serviços – S/A (Sistema de Arrecadação; em "Módulos SIA", a pessoa clica em "Imobiliário" (o quadrado com a figura da casa); vai aparecer, então, uma janela pop-up para que se informe o número de cadastro do imóvel; em seguida, é só clicar em "Emitir carnê de IPTU".
“Caso o proprietário não tenha em mãos o código de cadastro do imóvel, poderá consultá-lo em ‘Contribuinte’, também no Portal de Serviços S/A”, continua a secretaria, acentuando: “após informar CPF ou CNPJ na janela pop-up, a pessoa deve clicar no sinal verde e, então, em débitos em aberto".
“Os números de cadastros dos imóveis atrelados ao CPF ou CNPJ estarão lá, é só anotá-los para usar na opção ‘Imobiliário’ - como descrito no parágrafo acima”, conclui a secretaria. O código de cadastro imobiliário também pode ser consultado em carnês de IPTU de anos anteriores.