Segundo o Secretário de Saúde Dr. Marcelo Amaral, durante esses primeiros meses da nova gestão, pode observar a fragilidade dos serviços que não se relacionam e não integram as ações que visam à continuidade do cuidado de acordo com as necessidades dos pacientes.
Diante desse quadro, várias medidas foram adotadas pelo secretário, entre elas a convocação de dois médicos psiquiatras, para completar o quadro clínico do CAPS, além dos clínicos já existentes, que estavam afastados por serem do grupo de risco, e já foram devidamente imunizados podendo retornar ao trabalho no mês de Março de 2021.
Outras medidas adotadas pelo secretário Dr. Marcelo Amaral, é a revisão e ampliação dos medicamentos destinados a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), garantindo sua distribuição, além de capacitação das equipes Estratégia Saúde da Família (ESFs) para acolher os pacientes do Programa na Atenção Básica.
“ A reestruturação da Rede de Atenção Psicossocial do município permitirá a ampliação do acesso e a qualificação do cuidado, considerando a pessoa com transtorno mental como cidadão detentor de direitos básicos para a manutenção de uma vida digna, que se distancie cada vez mais de tratamento que promovam a coerção, a segregação e a privação de liberdade”, disse Dr. Marcelo.