Prefeitura de Campos ampliou canais de atendimento para recebimento de denúncias de casos de violência contra a mulher durante quarentena - Divulgação prefeitura de Campos
Prefeitura de Campos ampliou canais de atendimento para recebimento de denúncias de casos de violência contra a mulher durante quarentenaDivulgação prefeitura de Campos
Por O Dia
Campos — A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social de Campos (SMDHS), ciente do crescimento de casos de violência doméstica durante o isolamento social, ampliou seus canais de atendimento com três números de whatsapp, para recebimento de denúncias de forma mais discreta. Forçadas a conviver ainda mais com seus agressores em suas casas, muitas mulheres têm dificuldades em notificar a violência.
Publicidade
“Quem estiver nessa situação poderá ligar ou enviar mensagens para os números (22) 981-794-140; 981-793-737;981-793-738”, informa Pryscila Marins, secretária de Desenvolvimento Humano e Social. “Temos profissionais capacitados para acolher, fazer a escuta qualificada e ajudar a resolver esse tipo de demanda”.
Prefeitura de Campos ampliou canais de atendimento para recebimento de denúncias de casos de violência contra a mulher durante quarentena - Divulgação prefeitura de Campos
Publicidade
As denúncias ainda podem ser feitas à Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, no Ligue 180. O serviço é gratuito e confidencial, e pode ser usado por qualquer pessoa, não apenas a vítima do crime. Não é preciso se identificar, mas é necessário dar informações que ajudem a chegar até as vítimas e ajudá-las.
“Orientamos as mulheres a pedir ajuda. Vocês não estão sozinhas nessa pandemia. Nós podemos auxiliar e orientar a buscar abrigo e proteção”, garante Pryscila.
Publicidade
Em Campos, são três órgãos e serviços municipais voltados para o acolhimento das mulheres vítimas de agressões. A Proteção Social Especial desenvolve trabalho de acompanhamento das famílias e pessoas em risco pessoal e social: abandono, maus tratos físicos e/ou psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, cumprimento de medidas socioeducativas, situação de rua, entre outras.
“Nesse casos, a porta de entrada são os três Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que não interromperam as atividades durante a pandemia”, destaca Anne Caroline Cardoso. “O atendimento presencial é realizado das 9h às 15h para as emergências”.
Publicidade
A Superintendência de Justiça e Assistência Judiciária também tem um programa que oferece apoio jurídico gratuito às mulheres. Já a Casa Benta Pereira é um local sigiloso que abriga aquelas que precisam deixar suas casas, muitas vezes com os filhos. A unidade possui, entre outros serviços, parcerias para reinserção dessas mulheres no mercado de trabalho.
Publicidade
O atendimento nos novos canais da SMDHS por whatsapp funciona de segunda a sexta das 8h às 17h.