Testes para o coronavírus gerados por aplicativo começam a ser feitos nesta quinta

Dados do Bem reúne mais de 4,6 mil cadastros, e expectativa é de que programa leve à realização de 3 mil exames para a covid

Por Leonardo Maia

O prefeito de Campos, Rafael Diniz (à direita), recebe os testes de contaminação pela covid-19 de representante do Porto do Açu
O prefeito de Campos, Rafael Diniz (à direita), recebe os testes de contaminação pela covid-19 de representante do Porto do Açu -
Campos — Nova ferramenta da prefeitura de Campos para diminuir a subnotificação e avaliar com mais precisão o grau de contágio e imunização da população para o coronavírus, o aplicativo Dados do Bem começa a gerar seus primeiros teste nesta quinta. O programa seleciona os candidatos ao exame a partir das informações colocadas por eles no programa. Os escolhidos receberão mensagens com um código QR, que pode ser lido pelo próprio celular, com dia, horário e local onde será feito a coleta da amostra.
Os testes para o coronavírus doados pelo Porto do Açu para a prefeitura de Campos - Divulgação prefeitura de Campos
Apenas quem baixar o Dados do Bem em Campos e responder aos questionamentos pode ser selecionado para teste de covid-19. Um termo de cooperação foi assinado pelo prefeito Rafael Diniz, representantes do Porto do Açu — que forneceu os kit de testagem —e do Instituto D´Or de Pesquisa e Ensino (Idor).
“Parcerias como essa com a iniciativa privada são fundamentais para podermos viabilizar uma maior testagem da população”, comentou o prefeito Rafael Diniz.
Por dia, serão realizados mais de 100 testes, e a seleção é feita a partir do algoritmo desenvolvido pela equipe do Dr. Fernando Bozza, médico e pesquisador do Idor e da Fiocruz. O aplicativo reunia, até terça, cerca de 4600 cadastros. A expectativa das autoridades médicas campistas é que sejam gerados mais de 3 mil testes a partir deles.
“Estamos tentando diminuir a subnotificação e guiar nossas ações com números mais confiáveis”, diz Felipe Quintanilha, secretário de Desenvolvimento Econômico. “Já testamos mais de 8 mil pessoas. Queremos chegar a 30 mil campistas testados”.
Recentemente, a prefeitura realizou exames em todos os cerca de 600 motoristas de ônibus e vans que integram o sistema público da cidade.
“Todos que preenchem o questionário de autoavaliação já estão colaborando com a iniciativa. Os testes por amostragem são uma forma de medir a evolução da covid-19 no município”, destaca a secretária de Saúde Cintia Ferrini.

Galeria de Fotos

O prefeito de Campos, Rafael Diniz (à direita), recebe os testes de contaminação pela covid-19 de representante do Porto do Açu Divulgação prefeitura de Campos
Os testes para o coronavírus doados pelo Porto do Açu para a prefeitura de Campos Divulgação prefeitura de Campos

Comentários