Imagem computadorizada do coronavírus - Reprodução/ Internet
Imagem computadorizada do coronavírusReprodução/ Internet
Por Leonardo Maia
Campos — Depois da interiorização da pandemia do coronavírus, começa a interiorização da interiorização. Levantamento da iniciativa Painel Covid-19 Norte e Noroeste Fluminense indica que a covid-19 avança com intensidade para as pequenas cidades da região, que ainda não haviam recebido o impacto sofrido pelos centros maiores, como Campos, Macaé e Itaperuna, no último mês. Na semana entre 28 de junho e 4 deste mês, Bom Jesus do Itabapoana e Varre-Sai, no Noroeste do Rio, contaram um aumento de 50% no total de casos confirmados.
As menores cidades do Norte e Noroeste Fluminense começam a sentir a chegada para valer da pandemia do coronavírus - Reprodução Painel Covid-19 Norte e Noroeste Fluminense
Publicidade
As diminutas Aperibé e Porciúncula tiveram crescimento semelhante, com saltos de 48% e 45% no total de registros apenas na última semana. Impressiona e preocupa a situação de Macaé, que viu o total de contaminados disparar em quase 47% no período. Foi a única das cidades com mais de 100 mil habitantes a passar pelo fenômeno, quando a curva da pandemia parecia indicar uma redução da velocidade de espalhamento do vírus. Na comparação, Campos teve subida de 19%; e Itaperuna observou crescimento de 15%.
Publicidade
A chegada do coronavírus às menores cidades do Norte e Noroeste Fluminense mostra que a pandemia ainda está em expansão - Reprodução Painel Covid-19 Norte e Noroeste Fluminense
Esses números indicam o avanço do coronavírus para os municípios que vivem em função dos centros regionais, e que tinham se mantido razoavelmente afastados da ameaça. Tal movimento traz uma importante preocupação. Além de indicar que a pandemia tem várias curvas de crescimento distintas pelo país, o que dificulta seu controle, a covid-19 começa a chegar a regiões com pouca ou nenhuma infraestrutura de saúde, pública ou privada.
Publicidade
Itaperuna, por exemplo, é reputado centro médico na região, atraindo pacientes até de cidades maiores, como Campos, para tratamentos complexos em diversas especialidades. Rotineiramente, as populações de cidades como Natividade, Porciúncula, Varre-Sai e Laje do Muriaé, buscam atendimento médico em Itaperuna. A tendência é que muitos desses novos casos nessas localidades venham a lotar os leitos itaperunenses.
Publicidade
Curva de mortos pela covid-19 por semana em todos os municípios do Norte e Noroeste Fluminense - Reprodução Painel Covid-19 Norte e Noroeste Fluminense
Até 27 de junho, Bom Jesus era a quarta cidade com menos infectados, proporcionalmente na região, com 38 casos para cada 10 mil habitantes. Apenas Cambuci (34,2), Campos (35,1) e Itaocara (37,4) tinham índices melhores. Mas nos sete dias seguintes, foram 78 novas notificações, levando o total de 141 para 219.
Publicidade
A situação se repetiu na pequenina Varre-Sai, de 11 mil moradores. Era o município com menos pessoas doentes até então. Entre 28 de junho e o último dia 4, subiu de 48 para 73 o total de atingidos pelo coronavírus.
Publicidade
Gráfico com casos totais de infectados pela covid-19 aponta um pico preocupante de novos casos em Macaé - Reprodução Painel Covid-19 Norte e Noroeste Fluminense
Em toda a região Norte e Noroeste Fluminense, são 355 mortos e 11166 de casos confirmados da covid-19. A última semana igualou o recorde de mortes, 49, mesmo número registrado entre os dias sete de junho e 13 de julho.