O corpo do animal deverá ser encaminhado para análise. Foto: Reprodução.

SÃO FIDÉLIS - Uma onça-parda morreu após ser atropelada por um carro de passeio, na tarde desta sexta-feira (3), na RJ-158, próximo a cidade de São Fidélis, no Norte Fluminense. Moradores e motoristas que passavam pelo local tentaram ainda socorrer o animal que agonizava à margem da rodovia.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para prestar os primeiros socorros ao felino, que não resistiu aos ferimentos. O motorista que atropelou a onça não foi identificado até o momento. Não há registro de circulação de animal selvagem em áreas urbanas, porém o local do atropelamento foi bem próximo a cidade de São Fidélis.
Publicidade
No vídeo feito por uma pessoa que passou pelo local é possível observar o animal deitado às margens da pista, praticamente imóvel. O corpo do animal deverá ser encaminhado para análise. Onças pardas como a que morreu habitam em pequeno número a floresta do Parque Estadual do Desengano – Imbé- área de congrega os municípios de Campos, São Fidélis e Santa Maria Madalena. 
Publicidade

Segundo maior felino do Brasil

Também conhecida como suçuarana, puma, onça-vermelha e leão-baio, a onça-parda é a segunda maior espécie de felino do Brasil, só ficando atrás da onça-pintada (Panthera onca). Tem o corpo alongado, com até 1,08 metro de comprimento. A cauda longa mede até 61 centímetros e a altura é de 63 centímetros.
Publicidade

O macho adulto pode pesar por volta de 70 quilos. A pelagem da suçuarana tem coloração uniforme, variando entre marrom-acinzentado bem claro e marrom-avermelhado escuro. Geralmente os animais que vivem em florestas são menores e mais escuros e os que habitam regiões montanhosas são maiores e mais claros.

Possuem hábitos noturnos (predominantemente) e diurnos, caçam a qualquer hora do dia com certa tendência ao horário de crepúsculo. Embora seja uma espécie terrestre, possui muita habilidade para subir em árvores e é muito ágil. A suçuarana vive solitária, menos na época de acasalamento.