“As equipes responsáveis pela imunização no município entraram em contato na manhã desta quarta-feira, 18, com todas as pessoas que tomaram a dose da vacina contra a poliomielite, com idades entre 21 e 44 anos, e foi feito o reagendamento para daqui a 15 dias, tanto para quem estava agendado para a primeira dose quanto para a segunda”, esclareceu o município.
A Coordenação de Vigilância Epidemiológica explica que a vacina contra a poliomielite não possui efeitos colaterais. Ela é aplicada em crianças e não há necessidade de aplicação em adultos, somente em casos de deslocamento para países com o surto da doença. A vacina também não tem contraindicações para lactantes. "A Secretaria Municipal de Saúde irá solicitar ao Governo do Estado a reposição de doses da vacina contra a poliomielite", disse em nota.
A Secretaria lamentou o ocorrido e disse que será instaurado um processo administrativo para apurar o caso. A servidora, que é funcionária de carreira da Prefeitura, foi afastada até que a apuração seja concluída.
Vacinação na terça
A Prefeitura afirma que das 83 doses da Coronavac agendadas para a aplicação na terça, foram aplicadas 63, e, das 40 doses agendadas da AstraZeneca, foram aplicadas 36. A unidade de saúde possui câmara de armazenamento e não houve perda de vacinas.
O município disse ainda que o fato isolado não prejudicou o andamento da vacinação na cidade, que avança para pessoas a partir de 21 anos, e com cadastramento para pessoas acima de 16 anos.
Do total de 37.648 vacinas aplicadas, 25.485 receberam a primeira dose e 12.163 tiveram a imunização concluída.
Quanto à população acima de 18 anos, 90,5% se vacinaram com a primeira dose e 43,2% completaram a imunização. Em relação ao total de 36.423 habitantes, segundo o IBGE, 33,3% já estão totalmente imunizados e 69,9% receberam uma dose da vacina, segundo a Prefeitura.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.