Fotografia Esportiva AutoralHaroldo Ferraz de Campos Neto

O Paulista Thiago Mota, 34 anos, começou na corrida de rua em 2017, quando estava passando por um divórcio, que arrisca a dizer que foi um dos momentos mais desafiadores de sua vida.
Publicitário, comunicador e apaixonado por dança (fez ballet e Jazz), se dedicou tanto aos treinos que conseguiu conquistar alguns destaques em sua curta trajetória no mundo da corrida, superando desafios e eliminando muito peso (praticamente uma pessoa -45kg), e recentemente fez sua primeira Meia Maratona Oficial (21km).
Quando eu estava entrevistando o Thiago, eu perguntei ele também teve alguma dificuldade para se adaptar ao período de pandemia, como comumente vemos e nas redes sociais acontecer com todos e ele mencionou que, a maior dificuldade foi manter os treinos em casa, em que não conseguiu se adaptar.
"Eu engordei 20kg durante a pandemia. Recebi um convite para participar da Maratona do RIO em 2021, e busquei ajuda médica e nutricional, consegui voltar aos trilhos com os treinos diários e emagrecer mais de 3kg, já no primeiro mês. Durante este processo, este convite me motivou ainda mais e me deu base para perder mais de 7kg até o dia da prova", Diz Thiago que, desde o seu peso inicial até este mês, já havia eliminado quase 22kg e ainda deseja dar ajustes finos ao seu peso.
A partir do 3º mês, após ter voltado à rotina de reeducação alimentar, ele menciona que iniciou o protocolo de Jejum Intermitente, protocolo que se adequou demais a sua rotina e ao se planejamento estratégico.
Durante a entrevista, o Thiago disse uma coisa que eu também penso, em relação ao comportamento das pessoas, hoje, quando o assunto é emagrecimento: Ele disse: "Calma! Tudo isso é um processo, leva um tempo, e as pessoas pensam muito para ontem! A ‘internet’ criou uma urgência, uma ansiedade que atrapalha a luta pelos seus objetivos. Hoje é tudo muito no imediatismo, facilitando o consumo de produtos farmacêuticos que prometem esses milagres do dia para noite."
Como próximos desafios, ele almeja completar 10 meias maratonas (já foram 2 até o momento), antes de treinar para sua primeira Maratona, já que grandes distâncias tem um ciclo de preparação intenso para se realizarem de maneira segura.
E já tem em vista as provas do “BOTA PRA CORRER - OLYMPIKUS”, circuito de provas que faz corredores conhecerem o Brasil através da corrida, em 2019 participou das etapas no PANTANAL e ALTER DO CHÃO que foram incríveis e desafiadoras.
E avisa que já está treinando para fazer bonito na CHAPADA DOS VEADEIROS (Agosto/22) e MILAGRES (Outubro/22) na sua distância preferida de 10km.
Como nosso primeiro Motivador desse quadro, indico a vocês conhecerem um pouco mais dessa história de superação, através do Instagram: https://www.instagram.com/thiago_mota_/