Cândido PortinariReprodução Internet

Qualquer exposição no CCBB, no centro do Rio, sempre me propicia uma curiosidade: como serão aproveitados os interiores dos antigos cofres, da época que era, de fato, uma agência do Banco do Brasil?
São espaços simbólicos, afinal ainda representam a máxima proteção. O que está dentro do cofre? é uma questão inevitável. Nada mais usual curadores aproveitarem essa característica para levarem o visitante à outra dimensão.
É o que acontece em "Portinari Raros". Como o nome já antecipa, são peças ou pouco ou nunca expostas do multifacetado artista nascido no interior de São Paulo. Em um dos cofres, há preocupações de Candido Portinari com a Segunda Guerra Mundial e o Nazismo.
Fiz um vídeo de 1 minutos para te mostrar os detalhes. Volto depois dele.
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Tá Na História (@tanahistoria)

Candido Portinari tem azulejos reconhecidos, como o da Igreja de São Francisco, em Belo Horizonte (MG); quadros aplaudidos no mundo inteiro, como "Retirantes", em cartaz no Masp (SP); até o painel "Guerra e Paz", que está na sede da ONU, em Nova York, foi produzido por ele. Agora você vai conhecer a única cerâmica pintada pelo artista.
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Tá Na História (@tanahistoria)

Apesar de ter nascido em Brodowski, o paulista morou muito tempo no Cosme Velho, Zona Sul do Rio Janeiro. Conheça no vídeo o lugar exato e curiosidades sobre o período carioca.
"Portinari Raros" vai até dia 12 de setembro. A entrada é franca. Para mais informações, clique aqui.