Por O Dia

Rio - Na semana passada o Papa Francisco pregou sobre um tema que muitas vezes fugimos, mas que é essencial para todo cristão: perdoar os nossos inimigos. O perdão, a oração e o amor por quem quer nos destruir, é sempre muito importante. E difícil. É inegável a dificuldade humana em seguir o modelo de Jesus e temos como desafio saber abençoar os nossos inimigos e nos comprometer a amá-los.

Nós sabemos que devemos perdoar nossos inimigos, dizemos isso todos os dias no Pai Nosso. Pedimos perdão assim como nós perdoamos: é uma condição, embora não seja fácil. Mas rezar por aqueles que querem nos destruir, para que Deus os abençoe, isso é difícil. É a difícil lógica de Jesus, que está contida na oração e na justificação daqueles que o mataram na cruz: "Perdoa-os Pai, porque não sabem o que fazem".

Mas quanta distância existe entre nós, que muitas vezes não perdoamos pequenas coisas, e isso que nos pede o Senhor e de qual sempre nos deu exemplo: perdoar quem tenta nos destruir. Nas famílias, às vezes, é difícil perdoarem-se os cônjuges depois de uma briga, ou perdoar a sogra também não é fácil. O filho pedir perdão ao pai é difícil. Mas temos sempre que perdoar, inclusive os que nos prejudicam de verdade. Não somente perdoar, mas rezar por eles, para que Deus os proteja! E mais: amá-los. Hoje, nos fará bem pensar em alguém que nos fez mal ou tenta nos prejudicar: pensar nesta pessoa. Pensemos num inimigo: rezemos por ele e peçamos ao Senhor a graça de perdoa-lo.

Padre Omar: é o Reitor do Santuário do Cristo Redentor do Corcovado. Faça perguntas ao Padre Omar pelo e-mail padreomar@padreomar.com. Acesse também www.padreomar.com e www. facebook.com/padreomarraposo

Você pode gostar
Comentários