Padre Omar 04_07_2021Paulo Márcio

Por Padre Omar
Neste domingo, a Igreja vai às raízes da sua fé e celebra os Apóstolos Pedro e Paulo. Os santos que hoje celebramos são verdadeiras testemunhas de Cristo. Não eram admiradores, mas imitadores de Jesus. Não eram espectadores, mas protagonistas do Evangelho.
No centro do Evangelho da liturgia de hoje, o Senhor dirige aos discípulos uma pergunta decisiva: "E vós, quem dizeis que eu sou?" É a interrogação crucial que Jesus nos repete hoje: "Quem sou eu para você?".
Publicidade
Quem sou eu para você que é cristão há tanto tempo mas que, desgastado pelo hábito, perdeu o primeiro amor?Quem sou eu para você que vive um momento difícil e tem necessidade de despertar para recomeçar? Jesus pergunta: Quem sou eu para você? Hoje, vamos dar uma resposta, mas uma resposta que brote do coração.
Os santos que hoje celebramos souberam fazer essa reflexão e se tornaram verdadeiras testemunhas da fé. O Papa Francisco destacou que Pedro não falou de missão, mas viveu a missão, era pescador de homens. E que Paulo não escreveu livros eruditos, mas cartas vivas, enquanto viajava e testemunhava. Ambos gastaram a vida pelo Senhor e pelos irmãos. E nos provocam, pois corremos o risco de ter grandes ideias e dizer belas palavras, mas nunca colocarmos em prática.
Publicidade
Pedro e Paulo foram testemunhas, mas nem sempre exemplares. Pedro negou a Jesus e Paulo perseguiu os cristãos. Mas eles testemunharam também as suas quedas. E é assim que a testemunha começa: pela verdade, pela luta contra as próprias falsidades. 
O Senhor pode fazer grandes coisas através de nós, quando não nos preocupamos em cuidar de defender a nossa imagem, mas quando somos transparentes com Ele e com o próximo.
Publicidade