O impacto da moda no meio ambientearte do estilista Sílvio Duarte
A segunda é a chamada fast-fashion. Ou seja, tendência que faz o ciclo da moda girar bem mais rápido, chegando a numa velocidade supersônica, Isso faz com que as peças rapidamente fiquem fora de moda, impulsionando os mais influenciáveis a descartarem em busca dos modelos mais “atuais’.
“Não existe nada mais fora de moda do que a irresponsabilidade e a falta de consciência sobre os impactos que nosso estilo de vida causa no ecosistema. Ou seja, desde a separação do lixo até a escolha consciente do que vestimos e consumimos. E a moda precisa ser transparente deixando claro para o consumidor o impacto do que ele compra".
Cobrados pelo público mais engajado, algumas marcas debruçam-se sobre propostas que desonerem a sua pegada ambiental. Esse segmento mais consciente tenda minimizar e mitigar seus efeitos nocivos, buscando uma forma mais sustentável diante das urgentes necessidades ambientais.
Uma delas é a Malwee, que foi uma das primeiras entre as tradicionais a despertar para a responsabilidade empresarial. Ela capitaneia o conceito de “Moda Sem Ponto Final”, cuja a proposta é criar peças que durem mais tempo.
Esta fabril desenvolve paralelamente dois outros projetos também pautados na desoneração ambiental. O “Cápsula Natural” trabalha com algodão que nasce colorido ou com sarja tingida com corantes naturais. Já na linha jeans, garante ter o mais sustentável do país, produzido com apenas um copo de água em comparação com a média de 5 litros por peça fabricado pelos concorrentes.
Provando que a essa postura independe de tempo de mercado ou tamanho, a Anastácia trabalha com uma quantidade limitada de peças confeccionadas na Baixada Fluminense aplicando técnicas como crochet, macramê e bordados feitos por artesãs mulheres cis e lgbtqia+, buscando inspiração na ancestralidade afro-brasileira.
“Atualmente, a indústria tradicional de moda causa impactos diferentes nas áreas sociais, ambientais e econômicas. A produção excessiva, o descarte de peças em bom estado e a geração de resíduos são alguns dos grandes problemas atuais causados pela indústria” - enumera a designer de moda da Anastácia, Danielle Costa
Essa despertar para a necessidade de um reposicionamento por parte da indústria e do consumidor, chega ao ar no segundo episódio do “Nat Geo Podcast”, apresentado pelo escritor André Carvalhal. Este capítulo contou com as participações do estilista Dudu Bertholini e da comunicadora socioambiental Giovanna Nader.
O programa foi dividido em quatro vertentes: “Como está o seu guarda-roupas?”, “Reutilizando peças”, “Reciclando” e “Reduzir e repensar o consumo”. Essa produção da National Geographic Brasil faz parte da campanha do canal “O Que Você Faz, Importa". Os episódios do “Nat Geo Podcast” podem ser ouvidos no site da Rádio Disney, Youtube, Spotify eApple Music.
Twitter: https://twitter.com/ColunaLuiz
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