Unidade garden de empreendimento em Teresópolis. Tipologia foi muito procurada na pandemia
Unidade garden de empreendimento em Teresópolis. Tipologia foi muito procurada na pandemiaDivulgação
Por Cristiane Campos
O ritmo continua acelerado nos canteiros de obra pelo país. A Riooito Incorporações está iniciando a construção do Cenário dos Pássaros, segundo empreendimento da empresa em Teresópolis. Além disso, a construtora assinou o contrato com a Caixa, garantindo o aporte financeiro para o novo empreendimento.

Mariliza Fontes Pereira, CEO da Riooito, conta que a obra está gerando cerca de 300 vagas de empregos diretas e indiretas. Com investimento de R$ 27 milhões, o condomínio tem previsão de entrega para abril de 2023. “O Cenário dos Pássaros segue o conceito que levamos para Petrópolis com o Cenário de Monet, já entregue, e com o Cenário da Montanha, que estamos construindo. São condomínios que prezam pelo alto padrão de qualidade, dentro de áreas com muito verde e sustentabilidade. A preservação do meio ambiente é fator indispensável nos nossos projetos”, afirma Mariliza.

A executiva diz ainda a pandemia acelerou o desejo de mudança e as iniciativas do poder público para estimular a aquisição do imóvel impulsionaram o mercado imobiliário. “No Cenário dos Pássaros, temos muitos compradores de Teresópolis e também de outras regiões, em especial do Rio que desejam mais qualidade de vida”, comenta. As últimas unidades estão com preços a partir de R$ 180 mil. São apartamentos de dois quartos com varanda e unidades gardens (com quintal exclusivo), uma vaga de garagem para cada unidade, segurança com portaria 24 horas e área de lazer completa.
Tour virtual para vistoria de obra
Canteiro de obra também conta com tecnologia de tour virtual para acompanhamento da construção
Canteiro de obra também conta com tecnologia de tour virtual para acompanhamento da construçãoDivulgação
Publicidade
E já que o assunto de hoje é obra, o tour virtual, tecnologia que permite conhecer cada ambiente de um imóvel, também é uma ferramenta de grande utilidade para tarefas de gestão de administração da construção. Segundo a Banib, empresa de soluções em tecnologia para o mercado imobiliário, o recurso possibilita que a construtora tenha um acompanhamento da evolução e também o andamento do cronograma de cada uma das etapas da obra. “Além disso, é uma tecnologia que transmite segurança, praticidade e economia, gerando menor incidência de multas e taxas, além de selos de boa gestão e qualidade", comenta Renato Rodrigues, CEO da Banib.

Rodrigues complementa ainda que o tour pode ser uma alternativa importante para a elaboração de relatórios técnicos, monitoramento do canteiro, atualização para o cliente, maior produtividade, e eficácia no andamento da construção, entre outras vantagens. No formato de vistoria, o tour virtual é utilizado com duas imagens de um mesmo ambiente em períodos diferentes, apontando o avanço da obra e mostrando a evolução do projeto. A construtora Passarelli, por exemplo, é uma das empresas que utiliza a ferramenta em parceria com a Banib.