Por PALOMA SAVEDRA

Rio - Assim como antecipou os salários de dezembro e janeiro, a Prefeitura do Rio planeja agora adiantar, também, os vencimentos de fevereiro do funcionalismo municipal. O governo ainda não bateu o martelo sobre a data do depósito, mas, a princípio, a ideia é que o pagamento saia nesta sexta-feira (dia 2),  ou na próxima segunda-feira. Com isso, a folha seria quitada antes do prazo estabelecido no cronograma oficial, que é o quinto dia útil do mês seguinte ao trabalhado, ou seja, 7 de março.

Das últimas vezes, o prefeito Marcelo Crivella confirmou as antecipações em sua página no Facebook. E, ao que tudo indica, deverá fazer o mesmo em relação ao salário de fevereiro.

Mudança de calendário

Todos os depósitos antecipados vêm ocorrendo após o município alterar o calendário de pagamentos dos cerca de 200 mil ativos, aposentados e pensionistas, postergando as datas. A mudança foi estabelecida em decreto de dezembro de 2017.

O texto adiou as datas dos depósitos da seguinte forma: o salário de dezembro de 2017 teria que ser quitado até o sétimo dia útil de janeiro de 2018, e os vencimentos de janeiro a junho sempre até o quinto dia útil do mês subsequente.

Na ocasião, o município argumentou que a alteração do cronograma tinha como objetivo otimizar a gestão do caixa municipal. E que, com isso, "o calendário das maiores despesas está compatibilizado com o das maiores receitas municipais".

Em relação aos vencimentos de janeiro, a prefeitura fez o depósito um dia antes do previsto. Ao anunciar o pagamento, o prefeito Marcelo Crivella disse, na sua rede social, que a intenção será sempre antecipar os salários. Crivella declarou ainda que a medida vem sendo possível devido ao trabalho conjunto feito pelas secretarias municipais de Fazenda e da Casa Civil.

Você pode gostar
Comentários