Alerj aprovou projeto que permite PMs da reserva atuarem em municípios e derrubou veto a PCCS da Saúde - LG SOARES/ ALERJ
Alerj aprovou projeto que permite PMs da reserva atuarem em municípios e derrubou veto a PCCS da SaúdeLG SOARES/ ALERJ
Por PALOMA SAVEDRA

Falta apenas o aval do governador Luiz Fernando Pezão para que os policiais e bombeiros militares da reserva possam voltar à ativa. A proposta da deputada Zeidan (PT), que prevê a medida, foi aprovada em redação final ontem pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) e seguiu para a sanção do governador. Se receber o sinal verde, a lei vai permitir que os PMs sejam contratados pelos municípios do Estado do Rio para reforçar a segurança das cidades.

A Coluna questionou Pezão sobre a sanção ao texto, mas até o fechamento da edição, não informou qual seria a posição. Se ele aprovar a medida, a volta do militar ao trabalho dependerá do consentimento do próprio. E para que prefeituras façam as contratações, antes o governador tem que designar o profissional por publicação no DO.

Zeidan ressaltou que a convocação de militares que estão na inatividade é "urgente" e não representa custos para o estado, já que os municípios pagarão pelo trabalho do PM ou do bombeiro. "Vamos contar com a sensibilidade do governador e o bom senso para ele sancionar logo essa lei", disse.

"A lei traz mais um apoio fundamental para combater a violência nas cidades, pois hoje a contratação desses PMs e bombeiros é proibida pela Constituição Federal", complementou.

Você pode gostar
Comentários