Governador Wilson Witzel (à direita) se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto - Divulgação/Governo do Estado do Rio
Governador Wilson Witzel (à direita) se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro no Palácio do PlanaltoDivulgação/Governo do Estado do Rio
Por O Dia

Rio - Após participar do Fórum dos Governadores, em Brasília, o governador do Rio, Wilson Witzel, se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto. No encontro, Witzel prometeu empenho na articulação com a bancada federal fluminense no Congresso para aprovação da Reforma da Previdência.

Vale lembrar que o Rio será o primeiro ente a fazer uma reforma no âmbito estadual, como a Coluna antecipou em 17 de fevereiro. 

"Falei para o presidente que estamos todos empenhados para que a Reforma da Previdência seja aprovada o mais rápido possível. É importante para o Brasil, é importante para o Estado do Rio de Janeiro, e eu tenho me reunido com a nossa bancada federal e pedido a eles empenho para poder aprovar", declarou Witzel. 

O governador do Rio fez coro com o discurso do  ministro da Economia, Paulo Guedes, enfatizando a necessidade de a PEC 6 ser aprovada ainda neste primeiro semestre:

"É evidente que há discussões sobre o conteúdo do projeto, mas todos queremos que seja aprovada nesse primeiro semestre, para que nós tenhamos tempo de fazer ainda a reforma tributária e poder dar ao Brasil novamente condições de se desenvolver, atrair capital estrangeiro e retomar o crescimento".

Regime de Recuperação Fiscal

O governador disse ainda que conversou com o presidente sobre medidas alternativas ao Regime de Recuperação Fiscal para auxiliar na crise financeira dos estados.

E no Fórum dos Governadores, foram discutidos temas fundamentais para resolver a crise fiscal dos estados, como o pacto federativo, securitização das dívidas, cessão onerosa, Lei Kandir, Fundeb e Fundo Nacional de Segurança Pública.

O ministro Paulo Guedes afirmou que o Plano de Equilíbrio Financeiro para ajudar os estados já está sendo preparado pela equipe econômica. O projeto prevê a antecipação de receitas para aqueles que apresentarem medidas de ajuste fiscal. Witzel pediu a Guedes que os entes federativos tenham abertura para participar ativamente da elaboração do projeto de lei do plano.

"Minha proposta é que já possamos participar do Plano de Equilíbrio Financeiro, porque não conhecemos o texto e suas condições. Queria propor de participarmos de imediato para chegarmos com o texto no Congresso já redondo", disse.

Você pode gostar
Comentários