Maia reclama de insistência de Moro na tramitação do pacote anti-crime; segundo presidente da Câmara, Bolsonaro combinou de priorizar Previdência. Alfinetada de Carlos Bolsonaro irritou parlamentar - Luiz Macedo / Câmara dos Deputados
Maia reclama de insistência de Moro na tramitação do pacote anti-crime; segundo presidente da Câmara, Bolsonaro combinou de priorizar Previdência. Alfinetada de Carlos Bolsonaro irritou parlamentarLuiz Macedo / Câmara dos Deputados
Por PALOMA SAVEDRA

Rio - Deputados da Câmara Federal próximos ao presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendem a devolução do projeto de lei que prevê a Reforma da Previdência dos Militares ao governo. O texto foi entregue nesta quarta-feira ao Congresso pelo presidente Jair Bolsonaro. Na opinião dos parlamentares — alguns inclusive do mesmo partido que Maia —, a proposta não impõe sacrifícios aos integrantes das Forças Armadas, pelo contrário: reestrutura as carreiras, garantindo reajustes, e mais gasto público.

"Estamos recebendo representantes dos trabalhadores da iniciativa privada e dos servidores públicos que hoje mesmo disseram: não pode sangrar só na gente', e concordo", declarou um deputado, que acredita na possibilidade de o presidente da Câmara tomar essa atitude.  

"O presidente da Câmara deveria devolver o projeto, a reforma tem que exigir sacrifícios a todos, não pode beneficiar um setor", acrescentou outro parlamentar.

O envio da reforma dos militares era uma exigência dos parlamentares para que a PEC 6/2019, da reforma previdenciária dos civis, tramitasse na Câmara dos Deputados. 

No entanto, o PL dos militares da Aeronáutica, Marinha e Exército prevê economia líquida de apenas 10,45 bilhões no período de 10 anos. 

O texto também eleva a alíquota de contribuição aplicada sobre o rendimento bruto de ativos, pensionistas, inativos, soldados e alunos de escolas de formação: atualmente, a taxa é de 7,5% e subirá para 10,5% de forma escalonada. 

A partir de 2020, a cobrança passa a ser de 8,5%, sobe para 9,5% em 2021 e, de 2022 em diante, será de 10,5%. Com mais a contribuição do fundo de saúde, mantida em 3,5%, o recolhimento chegará a 14% a partir de 2022.

Você pode gostar
Comentários