Secretário estadual de Fazenda, Luiz Cláudio Carvalho admite dificuldade de Estado do Rio pagar dívida com a União em 2020 - Armando Paiva / Agência O Dia
Secretário estadual de Fazenda, Luiz Cláudio Carvalho admite dificuldade de Estado do Rio pagar dívida com a União em 2020Armando Paiva / Agência O Dia
Por PALOMA SAVEDRA

Rio - O Regime de Recuperação Fiscal prevê a suspensão do pagamento da dívida que o Estado do Rio tem com a União já em setembro de 2020. Em números, isso representa a previsão de pagamento de serviço de dívida de R$ 6,58 bilhões. E o governo fluminense vai negociar com o Tesouro Nacional uma prorrogação desse prazo. 

"Esse adiamento deve ser trazido para o plano de recuperação (que está sendo revisto). Neste momento, nós temos um ano e meio até lá (para retomar essa obrigação), setembro de 2020. E há uma série de medidas que vamos trazer para o plano que preveem o aumento de arrecadação, portanto com efeitos até setembro de 2020, que serão concretos. Agora, neste momento, o Estado do Rio não tem condição nem de arcar com o início do pagamento da dívida, dos juros, melhor dizendo", alertou o secretário estadual de Fazenda, Luiz Cláudio Carvalho, em entrevista na edição desta quarta-feira da Coluna.

Ao ser questionado se, olhando os números hoje, o estado terá como pagar esse débito, ele respondeu: "Não tem como. A nossa reestruturação ainda não está concretizada a ponto de termos sobra de receita para passarmos a pagar os juros da dívida". 

Você pode gostar
Comentários