Pessoal do Ministério Público do Rio receberá primeira parcela do 13º nesta quarta-feira - Reprodução / Internet
Pessoal do Ministério Público do Rio receberá primeira parcela do 13º nesta quarta-feiraReprodução / Internet
Por PALOMA SAVEDRA
Servidores estaduais que contrataram empréstimo consignado com o Bradesco foram surpreendidos, nesta sexta-feira, com o desconto duplo. A Coluna procurou o banco, no início da tarde de sexta-feira, já que, com a medida, estava violando Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público do Estado do Rio (MPRJ) e a Defensoria Pública do Estado. O documento foi homologado pela Justiça.
A instituição financeira respondeu que "registrou, em seu sistema, oscilações pontuais que impactaram em débitos de consignado nas contas dos servidores". E informou que os valores seriam corrigidos no decorrer do dia e que nenhum cliente seria prejudicado.
Publicidade
Depois, já no fim do dia, funcionários informaram à Coluna a devolução do valor descontado. O promotor de Justiça Guilherme Martins, titular da 5ª Promotoria do Consumidor da Capital, orientou os servidores a procurarem a Ouvidoria do MPRJ. Martins disse que o órgão poderá "executar o TAC", entrando com ação contra o banco para que cumpra o acordo, sob pena de multa.
Publicidade
Outros bancos também já assinaram TAC com a Defensoria e o MPRJ. E a recomendação é que se o desconto indevido ocorrer, servidores devem relatar os problemas aos órgãos.