Sai no Diário Oficial do Legislativo PEC para que Poderes devolvam sobras de duodécimos

Com isso, projeto começa a tramitar na Casa

Por PALOMA SAVEDRA

Assembleia Legislativa do Rio
Assembleia Legislativa do Rio -
Será publicado nesta quarta-feira, no Diário Oficial do Legislativo, um projeto que tem como objetivo o reforço dos cofres fluminenses. A proposta de emenda constitucional (PEC) 24/2019, apelidada de 'O dinheiro é nosso', prevê a devolução ao Tesouro de valores economizados de duodécimos pelo Judiciário e Legislativo, e pelo MP, Defensoria e TCE-RJ.
De autoria de Renan Ferreirinha (PSB), o texto impede que os recursos que 'sobram' de cada Poder e órgão vão para fundos desses órgãos.
Vale ressaltar que nem todos as verbas existentes nessas reservas são provenientes de repasses do Tesouro. No caso do Fundo Especial do Tribunal de Justiça, por exemplo, muitos recursos vêm do pagamento de custas judiciais.  
De acordo com dados da prestação de contas de 2018 do ex-governador Luiz Fernando Pezão ao TCE-RJ, se tem uma ideia do montante acumulado em cada fundo. 
Segundo as informações obtidas no balanço financeiro, em 2018 "os fundos de investimento têm seus valores mais relevantes pertencentes ao Tesouro do Estado do Rio de Janeiro no montante de R$ 1.839.094".
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários