Witzel envia à Alerj 16 projetos que desvinculam 100% das receitas de fundos

Entre as propostas que chegaram à Casa, há uma PEC, 14 projetos de lei e um projeto de lei complementar

Por PALOMA SAVEDRA

Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj)
Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) -
Como a Coluna informou na última segunda-feira, o governo Witzel enviou esta semana, mais precisamente nesta quinta-feira, o pacote com os 16 projetos que desvinculam receitas dos fundos estaduais.  À coluna, o secretário da Casa Civil de Witzel, André Moura, afirmou que a meta é desvincular 100% das verbas.
Ao todo, foram apresentados 14 projetos de lei, um projeto de lei complementar e uma proposta de emenda constitucional. O maior objetivo dessas desvinculações é conseguir fechar o caixa de 2020, como a coluna vem informando. 
Agora, o presidente da Alerj, Andre Ceciliano (PT), quer correr com as votações dos textos, e também com a proposta de Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2020. 
Enquanto isso, a base governista trabalha nas articulações para as aprovações dos textos. Mas o percentual de desvinculação proposto (de 100%) não deve receber apoio da maioria dos parlamentares. O que se fala é em reduzir essa flexibilização em torno de 30% a 50%.
Fundos previstos
As mudanças que garantem a flexibilização de verbas atingem o Funespol (da Polícia Civil); Funesbom (do Corpo de Bombeiros); o Fundo de Fomento à Economia Popular Solidária; Fuesp (da Seap); Flutec (para o Desenvolvimento Tecnológico); Fise (Segurança Pública); Fundo da Acadepol; Funespom (da Polícia Militar); FIA (Fundo para a Infância e Adolescência); Feprocon (de defesa do Consumidor); UPP Empreendedor; de Assistência Social; de Recursos Hídricos; de Recuperação Econômica de Municípios Fluminenses e de Fomento à Cultura.
A PEC será para flexibilizar dinheiro do Fecam (fundo de Meio Ambiente).
Sessões extraordinárias na 2ª feira
André Ceciliano marcou oito sessões extraordinárias para discussão dos projetos — exceto a PEC, que será analisada antes por comissão. Assim, será aberto o prazo para recebimento de emendas.
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) Octacílio Barbosa / Alerj
Candidatos das seleções de 20023, 2006 e 2012 têm marcado presença na Alerj e pressionado o governo Thiago Lontra / Alerj

Comentários