![Repasses foram feitos pelo governo do estado - Daniel Castelo branco](https://odia.ig.com.br/_midias/jpg/2019/12/08/1200x670/1_palacio-14673000.jpg)
Pouco antes, às 9h, o governador receberá deputados da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) para abordar questões econômicas. Nos bastidores do governo, diz-se que os esforços agora são para, além de buscar evitar a disseminação da Covid-19, encontrar alternativas que diminuam o incontestável impacto que já ocorre nas finanças do estado, do setor privado e da população.
Em relação aos duodécimos (repasses orçamentários feitos pelo Tesouro estadual ao TJ-RJ, Alerj e demais órgãos), fontes ressaltam também que, se esse cenário perdurar, em junho o governo já enfrentará dificuldades para cumprir essa obrigação.
Apesar desse quadro alarmante, integrantes dos outros Poderes ouvidos pela coluna disseram que, neste primeiro momento, a preocupação é integralmente com a saúde dos servidores públicos e, claro, de toda a população fluminense.
No último dia 11, o secretário de Fazenda, Luiz Cláudio Carvalho, frisou, em audiência na Alerj, o empenho do governo em liquidar, até junho, os restos a pagar de R$ 4,4 bilhões. Desse total, R$ 1,4 bilhão já foi quitado.
Agora, diante da pandemia, o estado deve segurar essa conta e priorizar outros gastos, como salários e com a saúde.