Supremo Tribunal Federal  - José Cruz/Agência Brasil/Arquivo
Supremo Tribunal Federal José Cruz/Agência Brasil/Arquivo
Por O Dia
O deputado estadual Waldeck Carneiro (PT) requereu, nesta quinta-feira, ao procurador-geral da Assembleia Legislativa (Alerj), Sérgio Pimentel, a retirada da pauta do Supremo Tribunal Federal (STF) da ação proposta pelo Estado do Rio que dá fim ao triênio dos servidores públicos fluminenses. A Assembleia é parte ré da ação direta de inconstitucionalidade apresentada à Corte pelo governo estadual em 2012, pedindo que os ministros declarem inconstitucional o dispositivo da Constituição Estadual que prevê o adicional por tempo de serviço a cada três anos. 
Publicidade
Ao parlamentar, o procurador da Alerj sinalizou que vai tentar retirar a ADI da pauta do dia 24 de abril. Waldeck Carneiro o procurou depois de articulações de integrantes do Fórum Permanente dos Servidores Públicos do Estado (Fosperj). 
Vale lembrar que, em 2012, o então governador do Rio, Sérgio Cabral, ajuizou a ação, alegando ser inconstitucional a previsão do triênio na Constituição do Estado do Rio já que o benefício foi incorporado ao texto por iniciativa do Legislativo, em 1989. À época, o governo argumentou que a medida deveria ser de competência do Poder Executivo. 
Publicidade
Deputado Waldeck Carneiro fez a solicitação nesta quinta-feira - Divulgação
"O governo do Estado do Rio anunciou que se trata de um questionamento formal, sem pretender suprimir o benefício da legislação estadual. Mas, ainda assim, considerei relevante requerer a retirada da matéria da pauta do Supremo, tendo em vista o desassossego que tomou conta dos servidores estaduais, em pleno período de pandemia, já carregado de riscos e incertezas", declarou Waldeck. 
Publicidade