Servidores se reúnem com deputados da Alerj e cobram diálogo com o governo
Fórum que reúne categorias do estado conversou, por videoconferência, com o líder do governo Witzel, Márcio Pacheco; também participaram da reunião Flávio Serafini e Waldeck Carneiro
Servidores estaduais discutiram ações do governo Witzel em videoconferência com deputados da AlerjDivulgação/Fosperj
Por O Dia
Em videoconferência com o líder do governo na Alerj, deputado Márcio Pacheco (PSC), nesta segunda-feira, integrantes do Fórum Permanente de Servidores Estaduais (Fosperj) abordaram projetos defendidos pelo governador Wilson Witzel, como o de desestatizações, e cobraram diálogo das categorias com o Poder Executivo. Os presidentes da Comissão de Educação e da Comissão de Ciência e Tecnologia da Casa, Flávio Serafini (Psol) e Waldeck Carneiro (PT), respectivamente, também participaram da reunião.
Márcio Pacheco se comprometeu a falar com Witzel sobre uma reunião com representantes do fórum, além de promover ampla discussão sobre qualquer projeto de lei que envolva os servidores antes de ser votado.
Questionado pelos servidores sobre o projeto de lei enviado na última semana por Witzel à Alerj, que retoma o programa de desestatizações criado na década de 90, o líder do governo reafirmou que a votação depende do presidente da Alerj, André Ceciliano (PT), colocar em pauta.
Outro tema levantado pelas categorias foi a proposta encaminhada pelo governo que inclui o pagamento de aposentados e pensionistas no cômputo dos gastos mínimos obrigatórios com a Educação. De acordo com a Constituição Federal, o estado tem que aplicar 25% do orçamento à área.
Márcio Pacheco ficou de debater o assunto, que, ali[as, já está gerando discussões na Alerj.
Publicidade
Saúde estadual
Os servidores também reforçaram o pedido para que o líder do governo receba as demandas da Saúde estadual, listadas em ofício do movimento PCC Já, e peça uma agenda com o governo. "Sendo requisitado pelos trabalhadores a prioridade dessas demandas principalmente diante da pandemia da covid-19, e a atual situação dos trabalhadores da linha de frente", informou o fórum, por nota.
Publicidade
EAD em debate
O fórum também solicitou a Márcio Pacheco a intermediação com o secretário de Educação, Pedro Fernandes, para promover uma reunião com a categoria. Os professores querem discutir o ensino a distância.