Governador em exercício, Cláudio Castro vai negociar novo plano de recuperação fiscal  - Ivan Sasha/Governo do Rio
Governador em exercício, Cláudio Castro vai negociar novo plano de recuperação fiscal Ivan Sasha/Governo do Rio
Por O Dia
Depois de conseguir um prazo de quatro a seis meses do Rio sob a vigência do Regime de Recuperação Fiscal (RRF), o governador Cláudio Castro teve que se comprometer com o Ministério da Economia a "fazer o dever de casa". Agora, ele quer aprovar um amplo projeto de privatização e fusão de estatais, além de um PDV. E busca mais proximidade com a Alerj para isso.
Quando o projeto do governo fluminense para a retomada do Programa Estadual de Desestatização (PED) chegou ao Legislativo causou reação de parlamentares. Como a coluna antecipou em 20 de abril, o texto abre caminho para privatização de universidades e fundações — impedida por lei.
Publicidade
À época, o presidente André Ceciliano (PT) disse à coluna que não levaria ao plenário essa proposta e nenhuma outra considerada “drástica”. Até porque, em meio à pandemia, as restrições de circulação de pessoas na Assembleia afetariam as discussões sobre o texto.
No entanto, neste momento, Castro tenta comprovar à União que o estado vem ajustando suas contas. E vai insistir nessa frente da reforma administrativa em solo fluminense.