Polícia Civil prende acusado de roubar casa de PM do estado do Acre
Polícia Civil prende acusado de roubar casa de PM do estado do Acre Divulgação Polícia Civil / Salvador Scofano
Por PALOMA SAVEDRA
Com restrições impostas pelo Regime de Recuperação Fiscal (RRF), o Rio segue em articulação com o governo federal e o Conselho de Supervisão do RRF para abrir concursos em áreas consideradas essenciais. Nos bastidores, as informações são de que alguns certames na área de Segurança Pública, como o da Polícia Civil, sairão em breve.
Em novembro de 2020, o governador em exercício Cláudio Castro anunciou que a seleção da PCERJ é para o preenchimento de mais de 800 vagas (englobando os níveis superior, médio e fundamental). A corporação tem, atualmente, déficit de 4 mil agentes. 
Publicidade
Todos os concursos que o governo pretende realizar são para reposição de cargos vagos, como ainda prevê o regime (Lei Complementar 159/17), reforçando o quadro de pessoal das polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros. O Executivo busca também a liberação de contratações na Saúde e Educação.
Já o novo regime, previsto na Lei 178/21 — que ainda será regulamentada — veda certames por três anos. Enquanto não sai a regulamentação, valem as regras da Lei 159, que autoriza a medida em casos de vacância.