Projeto foi aprovado em segunda discussão nesta quinta-feiraOctacílio Barbosa/Alerj

Por O Dia
Candidatos aprovados na última seleção para 2° tenente da Polícia Militar deverão ser convocados para o posto. A Alerj aprovou nesta quinta-feira, projeto que estabelece a medida. A matéria seguiu para o governador Claudio Castro (PL), que tem até 15 dias para sancioná-la ou vetá-la.
De autoria de Renato Zaca (PRTB), o projeto contempla todos os praças e subtenentes aprovados no concurso do Curso de Habilitação ao Quadro de Oficiais Auxiliares e Quadro de Oficiais Especialistas de 2021. Cerca de 140 profissionais estão habilitados ao posto de oficial.
Publicidade
"A convocação é uma questão de justiça. São servidores com mais de 20 anos de experiência na instituição, bem preparados para serem oficiais e que já passaram por todas as etapas da seleção. Não faz sentido o governo gastar com um novo concurso para avaliar os mesmos policiais. Espero que o governador sancione o projeto e a PM faça a convocação deles para o posto de 2° tenente, cujo déficit ultrapassa muito o ideal", justificou Zaca.
O projeto original impedia ainda que o governo realizasse um novo concurso enquanto os aprovados não fossem convocados, mas a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), presidida pelo líder do governo, Márcio Pacheco (PSC), retirou o artigo que tratava da suspensão de novos certames.
Publicidade
"A PM havia anunciado que faria um novo concurso e, embora o artigo tenha sido retirado, espero que não cometam essa incoerência com policiais que já se empenharam nos estudos e cumpriram todas as exigências na seleção do ano passado", comentou Charlles Batista, coautor da proposta.
Para pressionar o governo, outros 25 deputados também assinaram a autoria da proposta.