Comissão de frente da Grande Rio trouxe Exú performando na AvenidaCleber Mendes/Agencia O Dia

Rio - A Grande Rio se consagrou, pela primeira vez, a campeã do Carnaval carioca. A agremiação de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, acumulou 269.9 pontos pelo desfile que arrebatou os torcedores. Na madrugada deste domingo, a tricolor apresentou o enredo "Fala, Majeté! As Sete Chaves de Exu", na Marquês de Sapucaí.
Na retomada do Carnaval de Sapucaí do Rio, a Grande Rio conquistou o primeiro título do grupo Especial. Por quatro ocasiões diferentes, nos anos de 2006, 2007, 2010 e 2020, a tricolor foi vice-campeã do Carnaval carioca. 
Seguida da Acadêmicos do Grande Rio, a Beija-Flor acumulou 269.6 e a Viradouro, 269.5. A Vila Isabel, com 269.3, ocupa o terceiro lugar da competição, enquanto a Portela, 269.2. A São Clemente foi a última colocada do grupo Especial e, por isso, foi rebaixada para a Série Ouro. Confira, no fim da matéria, todas as colocações das escolas de samba do Rio.
Os envelopes foram abertos na seguinte ordem: fantasia; harmonia; comissão de frente; samba-enredo; bateria; alegorias e adereços; enredo; mestre-sala e porta-bandeira e evolução. A evolução das escolas de samba durante os desfiles na Marquês de Sapucaí na sexta-feira (22) e sábado (23) foi o critério para definir a vencedora do Carnaval de 2022, em caso de empate, que só é considerado na primeira colocação, desde que haja a mesma sequência de subtotais.
Desenvolvido pelos carnavalescos Leonardo Bora e Gabriel Haddad, o enredo da Grande Rio foi uma homenagem ao orixá Exu. Para as religiões de matriz africana, Exu representa a comunicação entre os humanos e as divindades. O enredo contou com a personagem Estamira, eternizada em documentário e peça de teatro, a catadora de lixo que se comunicava com Exu através de um telefone encontrado no lixão de Jardim Gramacho.
Logo de cara, os torcedores que acompanharam o desfile direto das arquibancadas da Marquês de Sapucaí. Além do samba na boca do povo, o desfile da vice-campeã do Carnaval de 2020 foi marcado pelas alegorias criativas e ricas em detalhes. Outro destaque apresentado pela campeã do Carnaval carioca foi a comissão de frente, idealizada pelos coreógrafos Helio e Beth Bejani. 
Rainha de Bateria da escola, a atriz Paolla Oliveira também chamou a atenção no desfile da Grande Rio. Na Marquês de Sapucaí, a artista representou a Pombagira, também considerada uma mensageira do mundo espiritual. Ela desfilou ao lado do namorado, o cantor Diogo Nogueira, conhecido por ser torcedor da Portela. 
Confira as colocações das escolas de samba:
1. Grande Rio - 269.9
2. Beija-Flor - 269.6
3. Viradouro - 269.5
4. Vila Isabel - 269.3
5. Portela - 269.2
6. Salgueiro - 268.3
7. Mangueira - 268.2
8. Mocidade - 268.2
9. Unidos da Tijuca - 267.9
10. Imperatriz - 266.9
11. Paraíso do Tuiuti - 266.4
12. São Clemente - 263.7