Geral - Imperio faz carreata para homenagear Sao Jorge e comemorar o titulo do Carnaval Carioca 2022.Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia

Rio- A carreata de São Jorge, tradicionalmente realizada pelo Império Serrano, neste ano teve um gostinho ainda mais especial. Além de celebrar o padroeiro da agremiação, o evento festejou o título da Série Ouro, que recolocou a escola no Grupo Especial. Com mais de 200 pessoas reunidas, a festa lotou as ruas em que passava com muita cantoria dos integrantes da escola da Serrinha.
A saída do cortejo foi às 10h, com concentração em frente a quadra da Império, onde retornou às 17h. A carreata acontece sempre no domingo seguinte ao dia 23 de abril, mas como neste ano houve desfiles na data, o evento foi adiado para este domingo (1).

Para o evento, ônibus foram alugados pela escola. Sandra Maria, 63 anos, foi uma das participantes do evento e estava no ônibus da carreata junto com os colegas da agremiação. Ela falou sobre a importância da homenagem neste ano. "É ainda mais especial, porque fomos campeãs. E na fé de São Jorge continuaremos no Grupo Especial todos os anos para curtirmos o Carnaval", contou e explicou a respeito do grupo que estava reunido: "Aqui (no ônibus) estamos juntos os Cabelos Brancos, que há muitos anos é a primeira ala de velha guarda da Império Serrano".
Léa, porta-bandeira da ala Cabelo Branco, explicou que a ala é até mais velha do que a própria ala de velha guarda e que todo ano fazem a carreata. "Cabelo Branco é mais que uma velha guarda, nós somos uma família, a gente se trata assim. Não nos limitamos ao Carnaval e à escola", explicou. Léa contou ainda que nos aniversários dos integrantes, quando a idade termina em 0 ou 5, o grupo faz um desfile em homenagem ao aniversariante.
Ao longo do caminho, que contou com cinco paradas, muita festa era vista. Com passagem pela Igreja Matriz de São Jorge, em Quintino. Em seguida, ela seguiu para o Clube da Equipe e para o Centro Espírita Caminheiros da Verdade, ambos no Engenho de Dentro. E depois, os imperianos foram à quadra da Imperatriz Leopoldinense, em Ramos, com a última parada na Serrinha, antes do encerramento na quadra do Império Serrano.

Nas imagens, também era possível observar o apoio dos Bombeiros, que acompanharam a carreata por todo o caminho, e ainda levavam flores para a homenagem.
Império Serrano é a Campeã da Série Ouro
Com o enredo "Mangangá", a Império Serrano conquistou uma posição no grupo Especial para 2023. A escola homenageou o capoeirista baiano Manoel Henrique Pereira, o Besouro Mangangá, no Sambódromo. 
A conquista do título da Série Ouro se torna ainda mais marcante para a escola por conta do sofrimento passado em 2020 para se manter na Série Ouro. Componentes da escola desfilaram sem as fantasias, que não ficaram prontas a tempo da apresentação, além de problemas com atrasos e o carro alegórico.
Na última quinta-feira (28), a Império Serrano anunciou a saída do carnavalesco Leandro Vieira da escola. Leandro foi o criador do enredo que levou o título da agremiação neste ano.