Livro-reportagem 'Nomadland - Sobrevivendo na América do século XXI' será lançado no Brasil no dia 30 de maio. Na foto, cena do filme inspirado na obra, que foi ganhador do Oscar 2021
Livro-reportagem 'Nomadland - Sobrevivendo na América do século XXI' será lançado no Brasil no dia 30 de maio. Na foto, cena do filme inspirado na obra, que foi ganhador do Oscar 2021Divulgação
Por O Dia
Rio - O livro-reportagem “Nomadland – Sobrevivendo na América do século XXI”, da premiada jornalista Jessica Bruder, chega ao Brasil no dia 30 de maio pela editora Rocco. Nele a autora acompanha diferentes personagens que, após a grande recessão econômica de 2008, passaram a viver em trailers, ônibus e vans, formando uma crescente comunidade de nômades. O livro-reportagem inspirou o longa-metragem de mesmo nome, estrelado por Frances McDormand e dirigido pela chinesa Chloé Zhao, e foi vencedor do Oscar de Melhor Filme e outras estatuetas como Melhor Atriz e Melhor Direção.
No livro, Jessica Bruder conta a história de pessoas “sem casa”, em sua maioria idosos como Linda May, que com uma aposentadoria de apenas 500 dólares, não pode pagar um aluguel ou uma hipoteca. Assim como outros, ela vive em um automóvel e roda pelas estradas dos Estados Unidos em busca de trabalhos temporários. Dos campos de beterraba da Dakota do Norte aos acampamentos da Floresta Nacional de San Bernardino, na Califórnia, empregadores descobriram nesse grupo de nômades uma nova força de trabalho educada, disposta e de baixo custo.
Publicidade
Recusando o rótulo de “sem teto”, os nômades compartilham seus sonhos e a vida em comunidade – se ajudam na montagem dos veículos e com as refeições do dia, por exemplo. Apesar da maioria serem idosos, há alguns jovens também com dívidas estudantis e sem dinheiro para construir suas vidas.

A bordo de um veículo de segunda mão, Bruder segue os passos dessas pessoas e percorre vários estados, encontrando personagens como um ex-professor, um ministro, um administrador de faculdade, uma ex- garçonete, entre tantos outros.