Você sabia que para emagrecer é preciso comer?Divulgação

Por O Dia
A arte de emagrecer tem várias teorias e muitas estão erradas. Parece estranho, mas de acordo com a nutricionista Roberta Valsechy, especialista em emagrecimento, se você quer emagrecer, precisa comer! Você sabia?
- Muitas pessoas simplesmente não emagrecem ou permanecem no mesmo peso, justamente pelo fato de “fechar a boca” ou só “passar fome”. É preciso aprender a fazer escolhas inteligentes, que nos permitam emagrecer sem passar fome, observar nossos sinais de saciedade e sobretudo aprender a respeitar nossos horários de fome.
Publicidade
Reloginho
A especialista explica que nós temos um “reloginho” biológico que faz com que tenhamos sono sempre nos mesmos horários, acordamos nos mesmos horários e que temos fome nos mesmos horários. E isso é fácil de ser percebido quando viajamos para um local com fuso horário diferente.
Publicidade
- Para iniciar um processo de emagrecimento a primeira coisa que você tem a fazer é se perguntar: quais são os meus horários de fome? Anote. E então faça as refeições respeitando esses horários – explica Roberta.
A fome é uma necessidade fisiológica, é o seu corpo dizendo que está precisando de energia, de nutrientes e quando não damos ouvido a esses sinais, quando pulamos essas refeições, nosso corpo aumenta a liberação de um hormônio chamado grelina, “hormônio da fome” e aí fica difícil de se controlar e fazer escolhas na próxima refeição, você provavelmente vai estar querendo comer o reboco da parede, não é isso que acontece?
Publicidade
- Tão importante quanto saber a hora de comer, é saber a hora de parar. O ideal é que você coma até que se sinta satisfeito e não cheio. Para isso você precisa estar atento na hora de comer - explica a especialista.
A nutricionista dá as dicas importantes:
- Faça suas refeições sempre na mesa, sentado, sem distrações e bem devagar;
- Descanse os talheres no prato entre uma garfada e outra e só volte a pegá-los quando tiver engolido tudo o que colocou na boca;
- Isso vai fazer com que coma mais devagar e que preste atenção. Você vai perceber que se satisfaz com muito menos do que se serve. Faça o teste.