Bateria da Acadêmicos do Cubango, no desfile da Série Ouro, na Marquês de Sapucaí Cléber Mendes

Aqui no Rio de Janeiro estamos em ritmo de Carnaval. Por causa da pandemia da covid-19, o feriado foi transferido para ser comemorado esta semana. Eu amo o carnaval! E essa festa linda é sinônimo de muita alegria e diversão. Mas o que muita gente não sabe é que o samba também pode ser uma poderosa terapia. A psicóloga Ana Carla Laidley, que tem alma de sambista e é filha do músico Carlinhos do Pandeiro com a ex-dançarina do Sargentelli, Ana Gomes, usa o ritmo para ajudar pessoas que sofrem com depressão, ansiedade e outros problemas.

"O samba ajuda as pessoas a desenvolverem senso de comunidade, autoestima, pertencimento e autoconfiança. Além dos benefícios aeróbicos. O método que eu utilizo é baseado nos conceitos de imaginação ativa, trazendo exercícios que facilitam a conscientização do corpo, a importância da conexão com a ancestralidade e autoaceitação", explica a especialista.

Com mais de 25 anos de experiência usando o samba como ferramenta de cura para problemas do corpo e da alma, a psicóloga, que também é conhecida como Aninha Malandro, já passou por escolas como Estácio de Sá, Mangueira, Viradouro, Tradição, União da Ilha, Paraíso do Tuiti, Cubango e Portela. Ela realiza uma terapia em grupo, com aulas onde a conexão do samba com a mente e a alma é muito forte. O objetivo é colocar em prática a máxima de que o samba é um remédio para muitos problemas.

"Começo sempre com um aquecimento e aos poucos vamos desenvolvendo os passos. Geralmente, as sequências são baseadas em temas que possam facilitar a imaginação ativa, onde as pessoas se expressem através de seus corpos. Faço um trabalho de conscientização dos sacrifícios que temos que fazer para a transformação pessoal. Já tive grupos com adolescentes e pessoas idosas e todos reconhecem a transformação. Em alguns casos as pessoas choram e abrem o coração", explica Aninha.

O samba é maravilhoso! Ele é a nossa alegria, a essência do nosso povo e da nossa cultura. Viva o samba!

Sábios são os versos gravados pelo grupo Fundo de Quintal, na música O Poder de Curar:

“Quem foi que falou que o meu samba
Não tem o poder de curar
Na certa não sabe o que o samba é capaz de fazer
Se mora a tristeza num gueto
Distante difícil de achar
Meu samba vai lá pra amenizar quem vive a sofrer”
'Vem com a Gente' estreia novo formato
Meu programa na TV Band terá um novo formato a partir desta segunda, 25/04. O 'Vem com a Gente' agora será ao vivo, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 14h30. Um formato de revista eletrônica, com muito entretenimento, novos quadros, música, diversão e jornalismo.
Para acompanhar e saber tudo sobre a programação é só seguir a gente nas redes sociais! @gardeniacavalcanti e @vcagbandrio.